sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Albras abre semana saudável

Gleydson Souza
JOrnal O Cidadão

Com a criação do Dia Mundial de Controle e Prevenção do Diabetes, a Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) deu largada na semana saudável, uma iniciativa do Programa Vida Saudável. As programações iniciaram, na manhã desta quarta-feira, 16, com palestras e atividades educativas no auditório da Albras, mais de 500 funcionários estavam presente.

Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) irá abordar este tema na sua XV Semana do Coração Saudável. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis, como uma alimentação correta e prática de exercícios físicos. Durante a programação, a equipe multidisciplinar do Programa Vida Saudável estará presente com orientações e realizações de exames como colesterol, glicose e aferição da pressão arterial.

A diabetes é uma das principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares que atinge milhares de pessoas no Brasil, por isso exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.

De acordo com a enfermeira do trabalho Amanda Reis, a programação é constituída por um único objetivo. Educar e conscientizar. “Pelo programa podemos ajudar os funcionários com tratamento, no controle e na prevenção das doenças, através de palestras e aplicações de exames”, declara Amanda.

Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados

Ter uma vida saudável é um desafio para todos. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos geralmente implica em tornar o indivíduo cada vez mais sedentário, assim como a necessidade da praticidade na preparação das refeições acarreta hábitos alimentares também pouco saudáveis. A nutricionista Joseane Carvalho, alerta para a necessidade de praticar exercício
E manter uma alimentação saudável. “Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo”, destaca a nutricionista.

Outro ponto levantado pele nutricionista é a importância da atividades físicas. “ A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, além disso o indivíduo é capaz de incorporar a atividade física aos seus hábitos de maneira definitiva, encontra uma nova fórmula de vida”. Afirma Joseane.


O evento ocorreu entre os dias 16, 17,18 e vai até este sábado, 19, com a Caminhada do Coração. O evento é aberto ao público. Os empregados da fábrica podem se inscrever no ambulatório da empresa, em horário administrativo. Já os moradores das comunidades devem se inscrever na academia do Cabana Clube, também em horário comercial. A concentração da caminhada será a partir das 7 horas, em frente ao Cabana Clube seguindo até a Praia do Caripi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário