sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Diversidade Sexual

Parada LGBT reúne mais de dois milhões de pessoas no Rio de Janeiro











O Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Américo Córdula, participou neste domingo, dia 1º de novembro, da 14 ª Parada Gay do Rio de Janeiro que tece como tema: Eu tenho direito de viver e amar livremente, senão é homofobia. Mesmo com a chuva, cerca de dois milhões pessoas estiveram na orla de Copacabana, segundo os organizadores do evento.




A passeata contou também com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do governador do Estado, Sérgio Cabral. Foram distribuídos 500 mil preservativos, lubrificantes e folhetos informativos, como incentivo à prevenção das DSTs, Aids e hepatites virais.




A SID/MinC discute e realiza ações para a promoção do respeito à diversidade sexual com foco no segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros). Estas ações estão inseridas no Programa Brasil sem Homofobia da Presidência da República, uma das bases fundamentais da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença no país.



O Rio de Janeiro foi eleito ontem o melhor destino gay do mundo. A votação foi promovida pelo Logo, um canal da MTV destinado ao público homossexual, por meio do site tripoutgaytravel.com. O Rio competia com as cidades de Barcelona, Buenos Aires, Montreal e Sydney, e recebeu mais de cem mil votos.
(Comunicação/SID)