sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escândalo em escola

Um vídeo feito com um telefone celular chocou todo o corpo docente e discente da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Ulysses Guimarães, na avenida Governador José Malcher, em Nazaré. Em dois minutos e meio de filmagem, cenas mostram uma aluna de apenas 13 anos praticando sexo oral dentro de um banheiro da escola com outro aluno, um adolescente de 15 anos. Um terceiro estudante, de 16 anos, registra todo o ato pela câmera do celular. Eles cursam a 8ª, 7ª série do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente.

Por meio da tecnologia de transmissão bluetooth, a gravação, feita na manhã de segunda, 9 de outubro, acabou chegando a outros alunos e anteontem, quarta-feira, até mesmo a diretora do colégio, Flaviana Couto já havia assistido o 'filme'. 'Os pedreiros dessas obras aqui do lado da escola também têm o vídeo', garantiu uma estudante do Ulysses Guimarães, que também possuía as cenas salvas no próprio telefone. 'Todo mundo já sabe, todo mundo tem ou já viu esse vídeo aqui na escola', disse.

Diante da situação, Flaviana Couto chamou os responsáveis dos três alunos envolvidos até o colégio para uma conversa em particular. Confrontados, os dois rapazes adolescentes alegaram que a armação foi toda da garota, que nega a afirmação deles. 'Nós chegamos a dispensar os alunos cedo ontem, por volta das 11h15, para evitar constrangimento para os pais e alunos envolvidos, que me encontrariam na própria escola ao meio-dia. Não teve jeito. Muitos ficaram e quando a menina chegou com a mãe no táxi, nomes horríveis foram ditos a ela. Nós só temos a lamentar esse incidente. Nos preocupamos com uma formação íntegra de nossos alunos e essa ocasião não reflete a imagem da nossa escola', afirmou .

Flaviana contou que alunos, professores e equipe técnica estão chocados em ver os três estudantes envolvidos na situação. 'São alunos com um bom histórico escolar, estudiosos, não são tipo ‘aluno-problema’. Foi terrível sentar com os pais de todos eles e relatar a situação. A mãe dela chorou muito ao chegar aqui', relatou a diretora, também chorando ao lembrar da cena. De acordo com ela, tudo aconteceu dentro de um banheiro que fica na área da quadra de esportes do banheiro. 'É uma área cujo acesso é restrito, a porta fica sempre trancada com um cadeado. Só que há uma pequena brecha perto da porta que permitiu que eles entrassem. Eles aproveitaram o intervalo entre o turno da manhã e o da tarde, quando a escola esvazia, para irem até lá', informou.

Uma das informações mais chocantes dentro de todo o caso é que o celular que registrou o vídeo é da própria garota, dado confirmado por Flaviana Couto. 'Os meninos contam que combinaram o vídeo entre si enquanto batiam papo pela internet. O rapaz que filmou tudo sequer tem aparelho de telefone, a mãe dele confirmou isso para nós, mas foi ele mesmo que registrou a situação', confirmou Flaviana. O regimento interno da escola determinou a transferência dos três estudantes para outra escola.