domingo, 25 de outubro de 2009

Lutador paraense garante cinturão



O paraense Lyoto Machida venceu, por pontos, o curitibano Mauricio Shogun e manteve o cinturão dos meio-pesados do UFC, em luta ocorrida no Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na madrugada deste domingo (25).

Esta foi a primeira luta do campeão mundial de meios-pesados colocou o cinturão em jogo, desde maio deste ano. Foram cinco rounds equilibrados fazendo com que a luta fosse decidida por pontos.

O resultado gerou polêmica e provocou protestos dos torcedores que assistiram a competição.

A torcida que lotou o ginásio Staples Center em Los Angeles não gostou do que viu na última luta do card principal no UFC 104. O brasileiro Lyoto Machida chegou como campeão dos meio-pesados e embalado por duas grandes vitórias, mas teve pela frente um rival muito preparado. Maurício Shogun castigou o dono do cinturão, mas acabou perdendo por pontos, irritando os torcedores, que vaiaram muito a escolha ao final da luta.

Lyoto Machida venceu Maurício Shogun apenas por pontos, em decisão que acabou sendo polêmica

Dessa forma, o próprio presidente do UFC adiantou que deve haver em breve uma revanche entre eles

Apesar de unânime (48-47, 48-47 e 48-47), a decisão dos três juízes foi polêmica na Califórnia e não só para os fãs que foram ao mítico ginásio do Los Angeles Lakers. Os grandes sites norte-americanos especializados em MMA disseram que Shogun mereceu a vitória. Essa foi a mesma opinião de Dana White, presidente do UFC.

"Acredito que o Maurício foi vitorioso nesse combate. Lyoto venceu o primeiro, o segundo e o começo do terceiro round. Só que o terceiro já foi vencido por Shogun, assim como o quarto e o quinto. Às vezes existem discrepâncias nas decisões dos árbitros, mas temos de respeitá-las. Mas vi o Shogun campeão do Pride aqui", disse o mandatário do evento.

Mas essa escolha polêmica dos juízes adiantou outra decisão, só que da direção do UFC. Logo após a luta, Dana White já sinalizou uma revanche entre os dois brasileiros. "Os dois parecem já estar de acordo com esse reencontro", explicou o cartola da competição.

A data da nova luta entre os brasileiros está longe de estar definida, mas ambos pareceram já estar cientes de que ela realmente deve acontecer. "Se o UFC quiser e o Maurício estiver de acordo, luto sem problemas", disse Machida, seguido por Shogun. "Dana aceitando e adversário aceitando, enfrento o Lyoto novamente em qualquer hora, dia ou local."

Mesmo com a vitória e a manutenção do cinturão do meio-pesados - a categoria não via uma defesa desde 2006, ainda com Chuck Liddell - Lyoto Machida se mostrou chateado, tanto com sua atuação quanto com as vaias que recebeu da torcida. "Temos três árbitros lá e essa foi a contagem dos pontos deles. Contra isso não podemos discutir."

"Quem está lá dentro do octógono está sujeito a esse tipo de coisa. Infelizmente não podemos agradar a todos sempre. Mas vou treinar mais para melhorar e me apresentar de outra forma da próxima vez. Meu pai e o Anderson [Silva, amigo e campeão dos médios do UFC] já me chamaram para ver onde tenho de melhorar agora", explicou Machida.

Cabisbaixo na coletiva, Maurício Shogun se mostrou irritado com a decisão dos juízes, mas apesar de derrotado, saiu em alta de Los Angeles. "Meu córner foi me avisando que estava ganhando a luta, então fui ficando mais tranquilo e apenas administrei o último round. Estou muito feliz com meu desempenho, mas decepcionado com o resultado."

"Não mudaria nada na minha estratégia e vou fazer a mesma coisa se lutarmos novamente", disse o confiante Shogun. Já Lyoto Machida sabe que terá de mudar. "Vou voltar para casa e estudar tudo que fiz nesse combate. Vou assistir à luta inteira e desenvolver uma nova estratégia em cima dela", finalizou o desconfiado campeão dos meio-pesados do UFC.