sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gays disputam queimada em Ananindeua






Colorido e muita irreverência tomaram conta da praça do conjunto Cidade Nova 6, em Ananindeua, no 7º Torneio de Queimada GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), realizado nesta última quinta-feira,11.



Com o objetivo de combater a homofobia, o movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) realizou, ontem, o evento , e reuniu centenas de pessoas. Um trio-elétrico animou o 7º Torneio de Queimada GLBT . Além do torneio, houve também concursos de 'Miss Queimada' e 'Miss Caipira'. 'O nosso objetivo é contribuir para o combate ao preconceito', disse Sergino Bezerra, que é um dos coordenadores do torneio.

De acordo com ele, o evento começou como uma brincadeira, realizada pela dona de um salão de beleza do conjunto, durante um feriado de Corpus Christi. Na ocasião, a mulher colocou seu aparelho de som na praça e fez uma brincadeira de queimada. 'Ela (a dona do salão) foi embora de Belém e assumimos a realização dessa ‘brincadeira’, que foi crescendo aos poucos e, hoje, já faz parte do calendário de atividades do movimento GLBT, na Grande Belém', explicou Sergino.

O concurso de Miss Queimada, realizado após o torneio, contou com o apoio de patrocinadores para dar os prêmios às vencedoras. As duas primeiras colocadas ganharam um celular e uma lente de contato de cor. Nessa ordem de classificação. Já o concurso de 'Miss Caipira' premiou as três primeiras colocadas com uma bicicleta, lente de contato de cor e uma chapinha. O evento também deu dois garrafões de vinho para o time vencedor do torneio de Queimada.

Nazareno Alves, da coordenação do evento, revela que o torneio contribui para a 'quebra do preconceito em relação à homossexualidade'.