quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bueiros e Esgotos

Moradores reclamam de bueiros e esgotos á céu aberto.

Por Gleydson Souza



Com a perda das vezes que procuraram a prefeitura de Ananindeua, moradores da we 84, do conjunto Cidade Nova VI em Ananindeua, reclamam que convivem há mais de três meses com problema de esgotos e de bueiros entupidos e sem nenhuma proteção.

Além do perigo de crianças caírem nos bueiros e esgotos abertos, a população queixar-se dos maus cheiros dos esgotos, que devido às chuvas transbordam chegando a alagar a rua e as calçadas das residências. O cheiro é desagradável e a cor da água é assustadora, uma mistura de terra e lama negra, e quem moram perto reclama que os dias de calor são ainda mais problemáticos e o risco de contaminação aumenta.

Revoltada com a situação a moradora Elizabeth Ramos, 46, que tem sua residência bem em frente ao esgoto diz que por várias vezes já procurou a secretaria do município e nenhuma providência fora tomada. “Já estou andando desde novembro para ver ser vem alguém da prefeitura ou órgão responsável, e sempre tenho como resposta que vão providenciar esse serviço e já se passaram mais de três meses e nada foi feito e o que se ver é essa podridão pra dentro das nossas casas”, reclama a moradora que há 22 anos reside no endereço e completa afirmando que sempre existiu esse problema na rua. “Esse esgoto sempre foi assim se queremos que a rua fique limpa temos que reunir os moradores e fazer mutirão para limpar, pois a prefeitura nunca pode”.

Outra moradora a reclamar é Rosemeire da Silva, 50, que ao procurar a Secretaria de Saneamento do município de Ananindeua, foi informada de que a mesma não possui condução para locomover o arquiteto para verificação do problema. “Depois de tanto procurarmos à secretaria fomos informada, eu e minha vizinha, de eles não teriam carro para vir até aqui, chegamos até propor pagar o táxi da pessoa responsável, mas queremos uma posição”, ressalta

Rosemeire também se queixa do odor que invade as casas deixando os morados com dificuldades para realizar suas refeições. “Muitas vezes nem comer direito conseguimos, o cheiro invade nossas casas e me desculpe ter que dizer, mas isso é uma esculhambação. Todas às vezes que chove, os moradores são obrigados a sair de suas casas para desentupir o bueiro, a fim de evitar maiores danos. A força da água é muito grande, e nós não temos como evitar que ela invada nossas casas. E mesmo em períodos não chuvosos, a fedentina é insuportável!”, conclui a moradora indignada.

Em nota a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua informa que consta no cronograma de atividades do mês de março do Departamento de Limpeza Pública a desobstrução dos bueiros na WE 84, na Cidade Nova VI assim como a reposição das tampas.