segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ensino EAD tem grande procura em Belém

POR
GLEYDSON SOUZA


A correria do dia-a-dia é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas deixem de dar continuidade nos seus estudos, devido a isto, a procura pelo ensino a distância-EAD, crescesse cada vez mais.Um encontro semanalmente viabilizou muito a vida de quem tem a vontade de ter uma graduação, um nível técnico ou até mesmo uma pós-graduação.

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e-ou- temporalmente.

Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha. As maiores partes das instituições que oferecem cursos a distância também o fazem no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil.

Para José Milton, coordenador a sete anos de uma instituição de ensino a distância em Ananindeua e Belém, afirma que o ensino não é algum a ser comprado e pronto. “Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo e pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados”, destaca o coordenador



O ensino a distância, assim como o ensino regular presencial caminham juntos com a tecnologia,o ensino, a aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet assim bem como podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

A educação a distância-EAD pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Em Belém e o no Brasil temos hoje a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual), tudo dentro do programa de ensino a distância o que força cada vez mais o aluno a se interessar pelos conteúdos a serem estudados.

De acordo com o Ministério da Educação e órgãos competentes, a educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação sendo mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.

Informações contidas no site do Ministério da Educação mostram que o Ministério, por meio da Secretaria de Educação a Distância (Seed), atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.

Josiane Lobato Alves, que é estudante de pedagogia do 8º módulo de ensino a distância, ressalta a importância de se fazer uma universidade onde o encontro é semanal. “Poder cursar um universidade e concluir um ensino superior a distância pra está sendo bem mais fácil eu que por três anos tentei finalizar meu curso em outra instituição de ensino regular, só que devido aos problemas, trabalho, família nunca conseguia finalizar um semestre e essa oportunidade e esse modelo é bem melhor, pois me programo, tenho facilidades para acompanhar as aulas e realizar as provas”, diz.

A aluna ressalta a importância da evolução da tecnologia que é ofertada e que contribui para o desenvolvimento do aprendizado. “As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual como a Internet, videoconferência, redes de alta velocidade o conceito de aprendizagem também se altera, pois podemos ter professores externos compartilhando determinado assunto e experiências”, destaca Josiane.


O professor continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam, o aluno terá a mesma quantidade de horas de aula que um aluno de um curso regular presencial tem. Assim, tanto o professor quanto o alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um incentivador dos alunos na área do conhecimento e na pesquisa.


BENEFICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA

A educação a distância apresenta várias vantagens. Muitas destas se resumem à própria concretização de seus objetivos e estão relacionadas à abertura, flexibilidade, eficácia, formação permanente e personalizada, e à economia de recursos financeiros combinação entre estudo e trabalho, permanência do aluno em seu ambiente familiar, menor custo por estudante, diversificação da população escolar, pedagogia inovadora, autonomia do aluno, materiais didáticos já incluídos no preço, interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio, apoio com conteúdos digitais adicionais; Além dos conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade. A EaD possibilita uma flexibilidade: Onde estudar? Quando estudar? Em que ritmo?



O mais importante do ensino é compreender a EaD, como uma dimensão pedagógica que contém em seu desenvolvimento formas de trabalho que se constituem em práticas pedagógicas de como ensinar, desde como preparar uma aula, com qual técnica de metodologia usar, pode ser construtivismo, ou técnica de transmissão cultural, ou pode ser outras formas, que os alunos possam desenvolver, isso desde a escolha dos temas a serem estudados e como será abordado o tema na sala.