quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Diretoria da Festa apresenta o manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2009




Em mais uma etapa que antecede o Círio 2009, a Diretoria da Festa de Nazaré realizou, nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, ao final da missa das 18h na Basílica Santuário de Nazaré, em cerimônia aberta ao público, à apresentação do manto que será usado pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a festividade do Círio 2009. Estiveram presentes o administrador diocesano, Raimundo Possidônio, que presidiu a missa, os membros da diretoria, os patrocinadores oficiais e apoiadores da Festa, e o público em geral.

O manto que a imagem da santa usa no Círio é um dos ícones mais aguardados pelo povo, pois é a roupa exclusiva de Nossa Senhora de Nazaré para a festividade, e este ano a cor usada será o roxo e verde. Todos os anos, um manto diferente é confeccionado para ser usado pela imagem desde o Traslado para Ananindeua (primeira procissão oficial da Festividade), na sexta-feira, 09 de outubro.

Confira quem confeccionou os mantos

* 1992 e 1993: Como Esther Paes estava doente, os mantos foram preparados por Maizé Siqueira.
* 1994, 1995 e 1996: Um aluno de Esther, Paulo e sua esposa Vanessa, fizeram três mantos em bordados no estilo de Esther, com desenhos de Mízar Bonna.
* 1997: O casal Paulo e Vanessa confeccionou o manto, com desenhos do próprio Paulo.
* 1998: Gesoni Pawlick um devoto de Santa Catarina doou um belo manto que saiu na Trasladação. Esse manto mudou o estilo, pois apresentou a arte em miçangas nacaradas e strass que embelezaram mais ainda os mantos de Nossa Senhora.
* 1999: Dilú Fiúza de Melo desenhou e confeccionou o manto.
* 2000: Mariazinha Hundertmark desenhou e confeccionou o manto.
* 2001: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt. Um com desenho de Mízar Bonna e outro inspiração dele.
* 2002: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt; ambos os desenhos foram de Mízar Bonna.
* 2003: Enid Almeida confeccionou manto belíssimo, com desenho Mízar Bonna.
* 2004: O manto teve desenho de Mízar Bonna com modificações e confecção de Lele Parah.
* 2005: Vera Morelli confeccionou o manto.
* 2006: Paula Novelino confeccionou o manto.

* 2007: Enid Almeida confeccionou o manto, com desenho de Mízar Bonna. O manto foi baseado na grande Rosácea de vitrais da fachada da Basílica Santuário.

* 2008: Com o tema 'Vida', inspirado na Campanha da Fraternidade 2008, o manto foi confeccionado pela estilista Enid Almeida e desenhado por Mízar Bonna.

Largada para o círio 2009





Abertura oficial da festividade teve programação itinerante e inauguração da iluminação da basílica e arcos

A Basílica Santuário de Nazaré foi palco, ontem à noite, da abertura oficial da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré 2009. A programação itinerante começou com uma bênção na igreja, seguida de apresentação musical na Praça Santuário (CAN) e encerrada na Casa do Plácido, espaço que acolhe romeiros, devotos e turistas que vêm até Belém para a Festividade, com homenagens e premiações. Especialmente para esta abertura, que deveria acontecer na próxima quinta-feira, mas foi antecipada para ontem, houve a inauguração da iluminação da Basílica e dos dois arcos instalados às proximidades da igreja. A decoração das estruturas metálicas começou no mês de setembro e já é fixa nas esquinas da avenida Generalíssimo Deodoro e da travessa 14 de Março, há dois anos.


Segundo a Diretoria da Festa, a peça faz alusão ao cartaz do Círio 2009, que tem como tema 'Em Maria, a palavra se fez carne' e, ainda conta com algumas novidades técnicas. 'Como sempre, nós mudamos a plotagem de acordo com o novo tema. Mas este ano resolvemos deixar o arco mais transparente e utilizar uma iluminação in led, que fica mudando de cores a cada segundo', declarou Antônio Salame, diretor de patrimônio da Festa de Nazaré.
As luzes que ornamentam a Basílica também passaram por manutenção e foram reapresentadas aos fiéis em meio a um show pirotécnico. A governadora do Estado Ana Júlia Carepa e o prefeito do município Duciomar Costa estavam presentes, juntamente com outras autoridades de entidades públicas e privadas.


Além da iluminação, uma das novidades deste ano está na participação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais como parte integrante da programação católica. Composto por 110 músicos da Companhia de Bandas do Batalhão Naval do Rio de Janeiro, com 85 executantes e 25 vozes, dentre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, o grupo já esteve na capital paraense em 2004, mas nunca com a formação oficial. A sinfonia interpretou várias canções católicas e sucessos da música clássica na Concha Acústica da Praça Santuário.


De acordo com monsenhor Raimundo Possidônio, administrador diocesano, a solenidade de abertura se contitui em um momento de oração, onde autoridades, entidades parceiras e cidadãos pedem proteção à padroeira da cidade, mas principalmente agradecem pela possibilidade de poder dar vida a uma das maiores manifestações religiosas da América Latina. 'Este é um momento em que as autoridades e nós devemos pedir luzes para essa mais nova caminhada que está se abrindo. E, para que a mesma possa envolver e emocionar muito mais pessoas. A abertura da Festa de Nossa Senhora é o início de toda a programação', explicou o administrador diocesano, que ministrou a bênção no interior da Basílica junto ao arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico.