sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fabrica do tráfico é desativada


Gleydson Souza
Jornal O Cidadão

A Policia Milita da Vila dos Cabanos apreendeu na manhã desta sexta-feira, 25, três menores com 57 petecas de pasta base de cocaína, a droga estava em processo de fabricação, junto aos entorpecentes foram encontrados pó de bicarbonato, solução de bateria que seria usado para a fabricação e sacos plástico .
Após denuncia da população que haveria uma boca de fumo na Rua Pedro Patriota, em Itupanema, a Policia Militar começou a busca pelos elementos aonde conseguiu capturar os três menores que faziam parte da quadrilha do tráfico. Preso em flagrante, os menores estavam na casa de um traficante conhecido por “Mojuzinho”, embalando as trouxinhas de cocaína.
A operação estava sendo comandada pelo CB Roberto, CB FERD e SD Rosivan, e conforme informações da PM estariam dois menores na rua observando a movimentação da policia e outro estaria na companhia do “Mojuzinho” que no ato do flagrante conseguiu apreender fuga deixando os três funcionários para responder pelo crime.
Embora dois dos menores já tenham passagem pela policia por assalto a mão armada, artigo 157, a tia de um deles afirma não saber do envolvimento do seu sobrinho com o tráfico, mas que se trataria de usuário. “Ele ñ tem nada haver com isso não, ele é estudante, só que ele é usuário de droga só isso, e calhou da policia pegar eles lá na casa do cara”, explica a tia que não quis se identificar.
Manoel dos Santos, pai de um dos acusados, emocionado diz que ao sabia da prática do filho no crime, pois trabalha muito e não tem tempo para reparar o filho e que na tarde de quinta-feira, 24, a mãe do garoto havia pedido para o traficante sair da casa dela e deixa de companhia com o filho. “Não sabia que meu filho andava com droga, eu trabalho dia e noite por isso não posso acompanhar ele, agora sei que ontem esse cara tava lá em casa e minha mulher mandou ele embora, pois era errado”, declarou o pai.
Apresentados na DEPOL, onde poderão ser autuados no Art. 33 – importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar – e, dependo da decisão do delegado, poderão ou não ser encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente-DATA.

Casal de assaltantes é detido no Conde


Gleydson Souza
Jornal O Cidadão

Após terem assaltado uma residência na Rua Jardim Paraíso, em Vila do Conde, Andreza Cristina de Azevedo, 18, e Edielson da Silva, 22, foram apreendido depois de fazerem refém a família e roubarem os pertences de dentro do imóvel.
A dona da casa que prefere não se identificar, conta que por volta das 14h, da última sexta-feira, 18, a jovem conhecida com Andreza abordou sua filha de oito anos, lhe oferecendo produtos naturais, após dizer para a filha informar à moça que lá não estavam precisando de medicamento Andreza invade a casa. Assustada, a mãe da criança vai até a sala pra saber do que se tratava, ao perceber a atitude da acusada, foi surpreendida por um homem que portava uma arma calibre 32, com três munições anunciando o assalto.
Edielson da Silva, namorado á três anos de Andreza, era quem portava a arma e anunciou o assalto. Percebendo que a dona da casa estaria só com seus filhos, trancou a família no banheiro e começou a roubar os pertences, durante o assalto, o casal se depara com um irmão da vitima que também foi amarado no banheiro por eles.
A ação dos bandidos durou 20 minutos, em seguida fugiram. O irmão da vitima conseguiu se desamarrar e saiu em perseguição dos bandidos e logo acionou a Policia Militar que também começou a busca pelo local por onde os acusados poderiam ter fugido.
Com a ajuda da população a guarnição da PM comandada pelo CB Dias, SD Campos e Ribeiro conseguiu capturar o casal. Em fuga, Edielson e Andreza, se esconderam em uma casa abandonada no bairro da Castanheira, em Conde. Ao receber a “voz e prisão”, Edielson tentou fazer de sua companheira refém, dizendo que a mataria se não fossem libertos, depois de muito conversar, os policiais conseguiram prender a dupla.
Andreza afirma não saber que seu amado praticava roubo e que ele teria vindo passar só o final de semana com ela, pois estava com quatro meses que tinha tido filho e o suposto seria de Belém. “Não sabia que ele fazia isso e quando ele fez fiquei besta, por que ele veio só visitar nosso filho e mais ele nem é daqui”, ressalta Andreza.
Com a dupla foi encontrado um aparelho celular e uma mochila com um Note Book, depois de serem reconhecido pela vitima foram encaminhado pela DEPOL, onde foram autuados em flagrante.

Civis reclamam das péssimas condições dos coletes a prova de bala



Gleydson Souza
Jornal O Cidadão

Os policiais civis do interior reclamam que os coletes a prova de bala que usam já estão com o prazo de validade vencido e que não receberam os novos. Os coletes que a polícia Civil cede pros seus agentes são mais um exemplo do descaso do governo com a corporação. Eles não protegem os policiais, pois são antigos e tão vencidos. A placa balística e a manta não servem pra nada somado aos baixos salários e falta de estrutura, impede um trabalho eficiente da polícia.
Além das péssimas condições apresentadas por eles, o prédio onde funciona a Delegacia de Policia Civil de Vila dos Cabanos, também não foge da realidade. Sem portas internas, cadeiras, ar condicionado, e quase todos os dias sem sistema para o atendimento ao público, acaba deixando a população que procura atendimento revoltado assim também como os que integram a equipe.
De acordo com um investigado que preferi não se identificar, a situação dos coletes não é de hoje, desde que a corporação foi fundada no estado, o policial passa por esses problemas. “Sempre foi assim, os novatos recebem equipamento novinho e os mais antigo não são nem lembrado, confesso que já cansei de reclamar”, ressalta o investigador.
O Sindicato da Policia Civil- SINDPOL reconhece a reclamação e diz que a partir do momento que recebe a informação, é de imediato repassado para a corregedoria. Quanto aos coletes, foram comunicados que já está sendo feito a troca. A categoria reclama também das condições de salário que deveria mudar além de capacitar os policiais para que não seja preciso na sua folga ter que ir fazer o “bico” para acrescentar na renda mensal.
Em nota a Polícia Civil esclarece que já está substituindo coletes a prova de balas defasados. Ao todo, 1.226 novos coletes adquiridos em 2011 por meio de licitação serão entregues à Polícia Civil e repassados aos policiais civis do Estado até a primeira quinzena de dezembro deste ano. Os novos coletes, que irão substituir os atuais, são de nível 3A que oferecem maior proteção ao policial.

Programas de jovens mobilizam ação solidaria

Gleydson Souza
Jornal O Cidadão

Durante a próxima semana, jovens integrantes do ProJovem, ProJovem Adolescente destinada a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social - através do CRAS São Francisco, estarão em grupos arrecadando roupas, brinquedos e alimentos, a arrecadação faz parte do programa “Natal Solidário”.
Criado pelos jovens atendido pelo programa, o “Natal Solidário, atenderá com distribuição de kit solidário comunidades carentes nas proximidades de Vila dos Cabanos, Itupanema. As arrecadações serão feitas em vila dos cabanos, pelos jovens devidamente identificados, as doações podem ser novo ou usadas em boas condições de uso.
O ProJovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.
De acordo com o Professor Tom, que é arte educador do ProJovem, essa iniciativa de compartilhar um Natal feliz , tem o objetivo de mostrar de que forma o CRAS trabalha na comunidade. “Nosso objeto é ajudar a quem precisar e junto divulgar os trabalho e projetos realizado pelo CRAS junto ao ProJovem”, destaca o professor.
O Serviço deve ser ofertado no território de abrangência do CRAS e a ele referenciado. O trabalho com famílias dos jovens será de responsabilidade dos técnicos do CRAS assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Genciana da Conceição, 15, integrante do programa, explica com satisfação o desempenho nas atividades o Projovem. “È muito importante, pois podemos ajudar aquém precisar além mostrar a importância das atividades na nossa vida”, ressalta a jovem.

Albras abre semana saudável

Gleydson Souza
JOrnal O Cidadão

Com a criação do Dia Mundial de Controle e Prevenção do Diabetes, a Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) deu largada na semana saudável, uma iniciativa do Programa Vida Saudável. As programações iniciaram, na manhã desta quarta-feira, 16, com palestras e atividades educativas no auditório da Albras, mais de 500 funcionários estavam presente.

Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) irá abordar este tema na sua XV Semana do Coração Saudável. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis, como uma alimentação correta e prática de exercícios físicos. Durante a programação, a equipe multidisciplinar do Programa Vida Saudável estará presente com orientações e realizações de exames como colesterol, glicose e aferição da pressão arterial.

A diabetes é uma das principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares que atinge milhares de pessoas no Brasil, por isso exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.

De acordo com a enfermeira do trabalho Amanda Reis, a programação é constituída por um único objetivo. Educar e conscientizar. “Pelo programa podemos ajudar os funcionários com tratamento, no controle e na prevenção das doenças, através de palestras e aplicações de exames”, declara Amanda.

Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados

Ter uma vida saudável é um desafio para todos. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos geralmente implica em tornar o indivíduo cada vez mais sedentário, assim como a necessidade da praticidade na preparação das refeições acarreta hábitos alimentares também pouco saudáveis. A nutricionista Joseane Carvalho, alerta para a necessidade de praticar exercício
E manter uma alimentação saudável. “Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo”, destaca a nutricionista.

Outro ponto levantado pele nutricionista é a importância da atividades físicas. “ A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, além disso o indivíduo é capaz de incorporar a atividade física aos seus hábitos de maneira definitiva, encontra uma nova fórmula de vida”. Afirma Joseane.


O evento ocorreu entre os dias 16, 17,18 e vai até este sábado, 19, com a Caminhada do Coração. O evento é aberto ao público. Os empregados da fábrica podem se inscrever no ambulatório da empresa, em horário administrativo. Já os moradores das comunidades devem se inscrever na academia do Cabana Clube, também em horário comercial. A concentração da caminhada será a partir das 7 horas, em frente ao Cabana Clube seguindo até a Praia do Caripi.