sábado, 24 de outubro de 2009

Lyoto em Los Angeles




O ginásio Staples Center, acostumado a receber os gigantes norte-americanos do basquete Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, e do hóquei sobre gelo, Los Angeles Kings, será hoje o palco em que o paraense Lyoto Machida pode manter a consagração. Esta será a primeira vez que Lyoto, chamado 'The Dragon' pela produção do Ultimate Fighting Championship, colocará o cinturão dos meio-pesados em jogo desde maio deste ano, quando derrotou o Rashad 'Sugar' Evans e tornou-se o melhor do mundo no MMA (sigla em inglês para artes marciais combinadas). E coube ao também brasileiro Maurício 'Shogun' Rua a indigesta missão. A luta faz parte do UFC 104, e terá transmissão ao vivo do canal Premiere Combate, disponível na ORM Cabo, a partir das 23 horas, no horário local.

De um lado estará Lyoto: campeão mundial e vivendo o auge de sua carreira no MMA, iniciada em maio de 2003; do outro Maurício Rua, curitibano, integrante de uma das mais tradicionais equipes brasileiras na modalidade, a Chute Boxe, e que vê no combate de hoje a chance de retomar o rumo de sua trajetória vitoriosa, mas que vem deixando a desejar.
Por este breve histórico já se poderia dizer que Lyoto realmente sobe ao ringue com o favoritismo, mas não exclusivamente pelo cartel de cada um, mas pelas circunstâncias que trazem os dois lutadores ao cotógono do UFC. Para bater Lyoto, algo ainda inédito no MMA, Shogun precisa tomar a iniciativa do combate. E é aí que mora o perigo.

Com um estilo pouco ortodoxo e classificado pela produção do torneio como um lutador altamente enigmático, justamente pela imprevisibilidade de sues golpes, Lyoto é o atleta menos atacado da história do UFC: a média é de apenas um golpe sofrido a cada dois rounds e meio. Sua técnica, embasada no caratê shotokan, valoriza muito o contra-ataque e a filosofia de só atacar no tempo certo. 'Basta você reparar no último nocaute do Anderson Silva (brasileiro campeão do UFC no peso médio). Não foi um golpe muito potente, mas o adversário caiu porque o golpe foi dado no tempo certo', declarou Lyoto.

Bares e restaurantes de Belém já se prepararam para receber clientes que pretendem assistir à luta, que provocou muita expectativa entre os paraenses.( O Liberal )