terça-feira, 14 de setembro de 2010

CLARA PINTO LANÇA A 17ª EDIÇÃO DO FIDA


Pelo 17º ano consecutivo, Belém vai sediar o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), que traz a Belém os maiores nomes da dança clássica e contemporânea de todo o país. O lançamento oficial do festival, acontece na noite desta terça-feira, 14 de setembro, às 19h, no Instituto de Artes do Pará (IAP), onde a coreógrafa Clara Pinto, idealizadora e coordenadora do evento, anunciará todas as novidades deste ano.
Entre os destaques do FIDA 2010 estão presenças ilustres do mundo das sapatilhas. Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Marcelo Timbó – primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro -, Cia de Dança Alice Arja, uma das maiores do mundo, e mestres do balé clássico, como Toshie Kobayashi e Karl Singletarry, que são recordistas de público por aproximar um impressionante número de alunos para as oficinas as quais comandam.
Alice Arja, representante no Brasil do Miami City Ballet, uma das maiores escolas de balé dos Estados Unidos, além de trazer sua companhia para se apresentar no festival, vai ministrar uma oficina inédita no Estado: a de técnicas de Ballantine, professor russo dono de método especial.
Alice é um dos nomes mais aguardados do evento, sobretudo por proporcionar às bailarinas paraenses a chance de participar do Summer Programn, o curso de férias americano que acontece no mês de julho nos Estados Unidos e que em 2010 levou cerca de 30 bailarinos, que se destacaram no FIDA do ano passado, até lá. “Mais uma vez, a Alice Arja vai dar oportunidades aos participantes do festival. Além de ensinar uma técnica única, ela apresenta, através de sua companhia, performances maravilhosas, trazidas por seus bailarinos”, adianta Clara Pinto.

A Homenagem

Como em todos os anos, o Festival Internacional de Dança da Amazônia presta homenagens especiais. Uma delas faz parte de um projeto criado por Clara Pinto como forma de prestigiar artistas da terra. A outra reverencia um talento do mundo da dança e das artes de maneira geral.

Francisco Timbó, grande destaque dos linóleos internacionais e primeiro bailarino do municipal carioca, será o homenageado de 2010. Ele virá a Belém para receber as homenagens e também vai se apresentar no palco do Da Paz ao lado da também primeira bailarina Betina Delcanalle.
Já Ana Botafogo, estrela de primeira grandeza e uma das partners mais perfeitas que um bailarino pode ter no palco, vai dançar ao lado de Marcelo Misailidis, bailarino homenageado pelo festival no ano passado. Ana e Marcelo forma dupla perfeita e mostram, através da indefectível técnica, o porquê de o balé ser considerado uma das mais belas artes do mundo. “O repertório da dupla está guardado a sete chaves. Mas é possível garantir que o público paraense vai ficar boquiaberto e deixar o Theatro da Paz extasiado”, avisa Clara Pinto.
E por falar em Theatro da Paz, que será reaberto nesta quarta-feira (15), depois de três meses em reforma, o templo será o grande homenageado do FIDA deste ano. Um grand ballet, coreografado pelo carioca Fábio de Mello, diretor artístico do festival, já está em fase final de montagem e promete contar, através deum elenco de 65 pessoas, a trajetória deste, que é considerado o maior símbolo da “Era de Ouro de Belém”, nome do balé.
O XVII Festival Internacional de Dança da Amazônia acontecerá em Belém, entre os dias 26 e 31 de outubro, no Theatro da Paz e em outros cinco espaços alternativos. O patrocínio do festival é da Oi, com apoio do governo do Estado.

FONTE: Assessoria de Imprensa-FIDA

2 comentários: