terça-feira, 19 de janeiro de 2010

É hora de retornar a escola




Gleydson Souza

Da Redação


As férias acabaram, mas isso não é motivo para ficar triste. As aulas chegaram e vamos começar o semestre com toda energia, além reencontrar os colegas, fazer novas amizades, conhecer novos professores e assuntos. Vamos deixar a mochila organizada, o uniforme separado, dormir mais cedo e tomar um café da manhã reforçado para não ter indisposição na hora de aprender.


Não existe idade certa para começar a aprender, claro quanto mais cedo melhor, segundo a coordenadora pedagógica Geisa Oliveira, A idade a qual a criança deve iniciar sua vida estudantil é muito relativa. “Eu não diria a "idade correta", mas a "idade possível" para que a criança já possa estar num ambiente de socialização mais amplo e comece seu processo de socialização fora do ambiente familiar, se você colocar a criança logo cedo na escola, aos 2 anos, por exemplo, logo cedo ela vai iniciar seu processo de socialização, pois este é o papel da escola para crianças nessa idade. Nesse período a escola também estimula o desenvolvimento psicomotor da criança, mas isto acontece naturalmente estando ou não a criança na escola” explica a diretora e coordenadora pedagógica do Centro Educacional Companhia da Criança.


Ana Beatriz Azevedo Maia, 8 anos, é prova de que não se tem idade ideal para frequentar a escola, Ela aos três anos de idade teve seu primeiro contato com as atividades escolares seus pais Anderson e Letícia não se arrependem e pretendem fazer o mesmo com os outros dois irmãos de Beatriz, a Ana Luiza de dois anos e Gabriel de oito meses. “Não me arrependo de ter colocado a Beatriz para começar estudar com três anos, pois pra min é idade onde a criança está com pronta para adquiri novos conhecimentos, além de passar a ter um bom desenvolvimento social” destaca Letícia mãe de Ana Beatriz.


Ansiosa para voltar à sala de aula, Ana Beatriz não nega o interesse pelos estudos. “Adoro estudar, sempre que posso fico revendo minhas matérias principalmente as de matemática que gosto muito, pois sempre estou aprendendo mais e também estou com muita saudades dos meus amigos de escola, já não vejo a hora de falar com eles” diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário