terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BELÉM 394 ANOS







Viva a nossa Belém





Gleydson Souza
Da Redação

Belém cidade das mangueiras, do Tacacá, Tucupi, Vatapá, do Círio de Nazaré, do Ver-o - Peso e das tardes chuvosas, Belém cidade acolhedora que hoje, completa seus 394 anos, não se pode deixar de presentear a Belém de tantas maravilhas.

“Quem vem ao Pará parou tomou açaí ficou”. È isso mesmo, Catarinense de natureza, a bela Luiza Wanghan Bastos de 1 ano e seis meses tem um coração pra lá de Belenenses. Filha de pais paraenses nato, Luiza não esconde a paixão pelas frutas e culinária local.

Luiz Magno e Michelle, pais de Luiza que há quase quinze anos moram fora de Belém, não perderam o amor pela cidade. “Depois de tanto tempo morando e Florianópolis, não dar para esquecer ou deixar de gostar das delicias que Belém tem”, comentam os pais que afirmam o gosto da filha. “ Luiza gosta de todas as frutas, principalmente de açaí e manga, e durante o ano voltamos à Belém duas vez e sempre levamos para casa tudo que ela gosta”, ressalta a mãe.

E quem disse que é só de frutas que Luiza gosta? Entre as culinárias que dizem que só os paraenses comem, Luiza provou e aprovou o tucupi, tacacá, vatapá , tapioquinha e o jambu .

Entre um passeio e outro, Luiza foi encantada com o Mangal das Garças e segundo Michelle, o local ajudou no desenvolvimento da fala de Luiza. “Foi lá no Mangal que ela começou a falar borboleta, devido ter ficado encantado com a quantidade que existe ali”, destacou Michelle.


Depois de tantos encantos com a cidade das mangueiras, a família de Luiza não esqueceram de deixar uma presente para Belém.“Hoje Belém tem tudo que a de melhor, praças, museus, camida, frutas tudo, tudo mesmo. Mais como presente deixaríamos, uma cidade limpa, mais respeito e segurança, por que falar de Belém é falar de amigos, família, comidas gostosas e fraternidade então por não presentear ”, diz.



*HISTOÓRIA DE BELÉM
Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários holandeses e ingleses. Numa península habitada pelos índios Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi erguido o Forte do Presépio, marco inicial da cidade. O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuítas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Hoje, toda esta área faz parte do roteiro turístico obrigatório de Belém e integra o Complexo do Ver-o-Peso.



* PRAÇAS DE BELÉM

Praça da República:
Praça Batista Campos
Praça Rui Barbosa
Praça do Relógio
Praça do Pescador: é um grande espaço popular que embeleza o Complexo Ver-o-Peso,
Praça Santuário
Praça Amazonas
Praça Princesa Isabel (Terminal Turístico)
Praça Magalhães Barata
Praça Maestro Valdemar Henrique
Praça Dom Pedro II
Praça Dom Mário Vilas Boas: a primeira praça a ser visualizada por quem chega a Belém pelo aeroporto internacional e segue pela avenida Júlio César
Largo das Mercês

*SHOPPING DE BELÉM

Castanheira Shopping Center -
Shopping Pátio BeléM
Boulevard Shopping Belém

PONTO TURISTICO DE BELÉM


Museu Paraense Emílio Goeldi: Bioparque Amazônia, parque particular, criado pelo Dr. Jorge Aarão Monteiro, em 1989.

Bondinho de Belém

Casa das Onze Janelas, é um famoso edifício histórico, construído no século XVIII.
Complexo Feliz Lusitânia, localiza-se as margens da baía do Guajará.
Complexo Ver-o-Peso, formado pelo mercado de peixe e o de carne, a estrutura é toda feita em ferro e foi trazida da Inglaterra. Em 1977, o complexo foi tombado pelo Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional IPHAN.

Corveta Museu Solimões, o primeiro navio-museu do Norte.[26]

Estação das Docas, Estação, assim também conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés . Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém, partindo do Amazon River.

Estádio Olímpico do Pará (1978)
Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Centro de Convenções conta com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o HANGAR está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições.
Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
Mangal das Garças, localizado às margens do rio Guamá, fica em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000m2, no entorno do Arsenal da Marinha.
Museu Paraense Emílio Goeldi, criado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica e referência mundial na Amazônia.[27]
Orla de Icoaraci, um dos mais bonitos pontos turísticos de Belém.
Parque da Residência, residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT)do estado do Pará.
Planetário Sebastião Sodré da Gama, é o 1º do Norte e considerado um dos mais modernos do país..[28]
Theatro da Paz, construído com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha.
Ver-o-Rio, Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário