sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MARA MARZAN

Adeus a Mara Marzan


Após lutar muito contra o cançer, a atriz Mara Marzan morre os 57 anos, ela sofria câncer no pulmão. Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima.

A doença já estava em fase de metástase, que teria evoluído para o óbito. Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

Segundo a triz a doença de agravou devido a uma enfisema pulmonar causada pelo cigarro, ela que fumou durante 40 anos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Diversidade Sexual

Parada LGBT reúne mais de dois milhões de pessoas no Rio de Janeiro











O Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Américo Córdula, participou neste domingo, dia 1º de novembro, da 14 ª Parada Gay do Rio de Janeiro que tece como tema: Eu tenho direito de viver e amar livremente, senão é homofobia. Mesmo com a chuva, cerca de dois milhões pessoas estiveram na orla de Copacabana, segundo os organizadores do evento.




A passeata contou também com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do governador do Estado, Sérgio Cabral. Foram distribuídos 500 mil preservativos, lubrificantes e folhetos informativos, como incentivo à prevenção das DSTs, Aids e hepatites virais.




A SID/MinC discute e realiza ações para a promoção do respeito à diversidade sexual com foco no segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros). Estas ações estão inseridas no Programa Brasil sem Homofobia da Presidência da República, uma das bases fundamentais da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença no país.



O Rio de Janeiro foi eleito ontem o melhor destino gay do mundo. A votação foi promovida pelo Logo, um canal da MTV destinado ao público homossexual, por meio do site tripoutgaytravel.com. O Rio competia com as cidades de Barcelona, Buenos Aires, Montreal e Sydney, e recebeu mais de cem mil votos.
(Comunicação/SID)

domingo, 25 de outubro de 2009

Lutador paraense garante cinturão



O paraense Lyoto Machida venceu, por pontos, o curitibano Mauricio Shogun e manteve o cinturão dos meio-pesados do UFC, em luta ocorrida no Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na madrugada deste domingo (25).

Esta foi a primeira luta do campeão mundial de meios-pesados colocou o cinturão em jogo, desde maio deste ano. Foram cinco rounds equilibrados fazendo com que a luta fosse decidida por pontos.

O resultado gerou polêmica e provocou protestos dos torcedores que assistiram a competição.

A torcida que lotou o ginásio Staples Center em Los Angeles não gostou do que viu na última luta do card principal no UFC 104. O brasileiro Lyoto Machida chegou como campeão dos meio-pesados e embalado por duas grandes vitórias, mas teve pela frente um rival muito preparado. Maurício Shogun castigou o dono do cinturão, mas acabou perdendo por pontos, irritando os torcedores, que vaiaram muito a escolha ao final da luta.

Lyoto Machida venceu Maurício Shogun apenas por pontos, em decisão que acabou sendo polêmica

Dessa forma, o próprio presidente do UFC adiantou que deve haver em breve uma revanche entre eles

Apesar de unânime (48-47, 48-47 e 48-47), a decisão dos três juízes foi polêmica na Califórnia e não só para os fãs que foram ao mítico ginásio do Los Angeles Lakers. Os grandes sites norte-americanos especializados em MMA disseram que Shogun mereceu a vitória. Essa foi a mesma opinião de Dana White, presidente do UFC.

"Acredito que o Maurício foi vitorioso nesse combate. Lyoto venceu o primeiro, o segundo e o começo do terceiro round. Só que o terceiro já foi vencido por Shogun, assim como o quarto e o quinto. Às vezes existem discrepâncias nas decisões dos árbitros, mas temos de respeitá-las. Mas vi o Shogun campeão do Pride aqui", disse o mandatário do evento.

Mas essa escolha polêmica dos juízes adiantou outra decisão, só que da direção do UFC. Logo após a luta, Dana White já sinalizou uma revanche entre os dois brasileiros. "Os dois parecem já estar de acordo com esse reencontro", explicou o cartola da competição.

A data da nova luta entre os brasileiros está longe de estar definida, mas ambos pareceram já estar cientes de que ela realmente deve acontecer. "Se o UFC quiser e o Maurício estiver de acordo, luto sem problemas", disse Machida, seguido por Shogun. "Dana aceitando e adversário aceitando, enfrento o Lyoto novamente em qualquer hora, dia ou local."

Mesmo com a vitória e a manutenção do cinturão do meio-pesados - a categoria não via uma defesa desde 2006, ainda com Chuck Liddell - Lyoto Machida se mostrou chateado, tanto com sua atuação quanto com as vaias que recebeu da torcida. "Temos três árbitros lá e essa foi a contagem dos pontos deles. Contra isso não podemos discutir."

"Quem está lá dentro do octógono está sujeito a esse tipo de coisa. Infelizmente não podemos agradar a todos sempre. Mas vou treinar mais para melhorar e me apresentar de outra forma da próxima vez. Meu pai e o Anderson [Silva, amigo e campeão dos médios do UFC] já me chamaram para ver onde tenho de melhorar agora", explicou Machida.

Cabisbaixo na coletiva, Maurício Shogun se mostrou irritado com a decisão dos juízes, mas apesar de derrotado, saiu em alta de Los Angeles. "Meu córner foi me avisando que estava ganhando a luta, então fui ficando mais tranquilo e apenas administrei o último round. Estou muito feliz com meu desempenho, mas decepcionado com o resultado."

"Não mudaria nada na minha estratégia e vou fazer a mesma coisa se lutarmos novamente", disse o confiante Shogun. Já Lyoto Machida sabe que terá de mudar. "Vou voltar para casa e estudar tudo que fiz nesse combate. Vou assistir à luta inteira e desenvolver uma nova estratégia em cima dela", finalizou o desconfiado campeão dos meio-pesados do UFC.

sábado, 24 de outubro de 2009

Lyoto em Los Angeles




O ginásio Staples Center, acostumado a receber os gigantes norte-americanos do basquete Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, e do hóquei sobre gelo, Los Angeles Kings, será hoje o palco em que o paraense Lyoto Machida pode manter a consagração. Esta será a primeira vez que Lyoto, chamado 'The Dragon' pela produção do Ultimate Fighting Championship, colocará o cinturão dos meio-pesados em jogo desde maio deste ano, quando derrotou o Rashad 'Sugar' Evans e tornou-se o melhor do mundo no MMA (sigla em inglês para artes marciais combinadas). E coube ao também brasileiro Maurício 'Shogun' Rua a indigesta missão. A luta faz parte do UFC 104, e terá transmissão ao vivo do canal Premiere Combate, disponível na ORM Cabo, a partir das 23 horas, no horário local.

De um lado estará Lyoto: campeão mundial e vivendo o auge de sua carreira no MMA, iniciada em maio de 2003; do outro Maurício Rua, curitibano, integrante de uma das mais tradicionais equipes brasileiras na modalidade, a Chute Boxe, e que vê no combate de hoje a chance de retomar o rumo de sua trajetória vitoriosa, mas que vem deixando a desejar.
Por este breve histórico já se poderia dizer que Lyoto realmente sobe ao ringue com o favoritismo, mas não exclusivamente pelo cartel de cada um, mas pelas circunstâncias que trazem os dois lutadores ao cotógono do UFC. Para bater Lyoto, algo ainda inédito no MMA, Shogun precisa tomar a iniciativa do combate. E é aí que mora o perigo.

Com um estilo pouco ortodoxo e classificado pela produção do torneio como um lutador altamente enigmático, justamente pela imprevisibilidade de sues golpes, Lyoto é o atleta menos atacado da história do UFC: a média é de apenas um golpe sofrido a cada dois rounds e meio. Sua técnica, embasada no caratê shotokan, valoriza muito o contra-ataque e a filosofia de só atacar no tempo certo. 'Basta você reparar no último nocaute do Anderson Silva (brasileiro campeão do UFC no peso médio). Não foi um golpe muito potente, mas o adversário caiu porque o golpe foi dado no tempo certo', declarou Lyoto.

Bares e restaurantes de Belém já se prepararam para receber clientes que pretendem assistir à luta, que provocou muita expectativa entre os paraenses.( O Liberal )

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escândalo em escola

Um vídeo feito com um telefone celular chocou todo o corpo docente e discente da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Ulysses Guimarães, na avenida Governador José Malcher, em Nazaré. Em dois minutos e meio de filmagem, cenas mostram uma aluna de apenas 13 anos praticando sexo oral dentro de um banheiro da escola com outro aluno, um adolescente de 15 anos. Um terceiro estudante, de 16 anos, registra todo o ato pela câmera do celular. Eles cursam a 8ª, 7ª série do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente.

Por meio da tecnologia de transmissão bluetooth, a gravação, feita na manhã de segunda, 9 de outubro, acabou chegando a outros alunos e anteontem, quarta-feira, até mesmo a diretora do colégio, Flaviana Couto já havia assistido o 'filme'. 'Os pedreiros dessas obras aqui do lado da escola também têm o vídeo', garantiu uma estudante do Ulysses Guimarães, que também possuía as cenas salvas no próprio telefone. 'Todo mundo já sabe, todo mundo tem ou já viu esse vídeo aqui na escola', disse.

Diante da situação, Flaviana Couto chamou os responsáveis dos três alunos envolvidos até o colégio para uma conversa em particular. Confrontados, os dois rapazes adolescentes alegaram que a armação foi toda da garota, que nega a afirmação deles. 'Nós chegamos a dispensar os alunos cedo ontem, por volta das 11h15, para evitar constrangimento para os pais e alunos envolvidos, que me encontrariam na própria escola ao meio-dia. Não teve jeito. Muitos ficaram e quando a menina chegou com a mãe no táxi, nomes horríveis foram ditos a ela. Nós só temos a lamentar esse incidente. Nos preocupamos com uma formação íntegra de nossos alunos e essa ocasião não reflete a imagem da nossa escola', afirmou .

Flaviana contou que alunos, professores e equipe técnica estão chocados em ver os três estudantes envolvidos na situação. 'São alunos com um bom histórico escolar, estudiosos, não são tipo ‘aluno-problema’. Foi terrível sentar com os pais de todos eles e relatar a situação. A mãe dela chorou muito ao chegar aqui', relatou a diretora, também chorando ao lembrar da cena. De acordo com ela, tudo aconteceu dentro de um banheiro que fica na área da quadra de esportes do banheiro. 'É uma área cujo acesso é restrito, a porta fica sempre trancada com um cadeado. Só que há uma pequena brecha perto da porta que permitiu que eles entrassem. Eles aproveitaram o intervalo entre o turno da manhã e o da tarde, quando a escola esvazia, para irem até lá', informou.

Uma das informações mais chocantes dentro de todo o caso é que o celular que registrou o vídeo é da própria garota, dado confirmado por Flaviana Couto. 'Os meninos contam que combinaram o vídeo entre si enquanto batiam papo pela internet. O rapaz que filmou tudo sequer tem aparelho de telefone, a mãe dele confirmou isso para nós, mas foi ele mesmo que registrou a situação', confirmou Flaviana. O regimento interno da escola determinou a transferência dos três estudantes para outra escola.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Virgem de Nazaré leva 800 mil fiés as ruas de Ananindeua



Fé, crença, emoção e devoção, marcaram a procissão que percorreu as ruas de Ananindeua. O Traslado da imagem da Virgem de Nazaré, percorreu 55,000 Km e teve uma duração de tempo de cerca de 12 h ,envolvendo fiéis, milhares de veículos, motos e bicicletas, a estimativa é de que cerca de 800 mil pessoas tenham participado (acompanhando e/ou assistindo) a passagem da Imagem da Santa.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu a primeira homenagem doDepartamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes- Dnit, a loja de departamentos Esplanada e o shopping Castanheira, com show pirotécnico . Centenas de fiéis esperaram ao longo da rodovia BR-316 para agradecer e orar à Nossa Senhora.

A segunda vez na romaria, a imagem da Virgem foi retirada da Berlinda para ficar mais perto dos promesseiros. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, levou a Peregrina até o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. Acompanhado de vários empresários do shopping e da deputada federal Elcione Barbalho, Dom Orani, ressaltou algumas passagem bíblicas e a Rodoromaria seguiu pela BR-316.

Antes disso, a primeira descida da Virgem foi em frente ao hospital Ophir Loyola, na avenida Magalhães Barata, em Nazaré. Dom Orani levou Nossa Senhora até os vários pacientes que fazem tratamento de câncer.

A aposenta de 77 anos, não esconde a emoção pela devoção à padroeira. Dona Leonildes Souza, afirma que enquanto viva estivar sempre prestigiará a festa dos paraenses, “A emoção é muito grande, e não para por aqui não, todos anos acompanho aqui na frente da minha casa, no sábado vou com meus filhos para a trasladação e no domingo a festa se completa com a grande procissão, e quanto viva for farei sempre isso”, completa aposentada.


Depois de passar a noite em vigília na Igreja Matriz de Ananindeua, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, já na madrugada de sábado, 10 de outubro, é conduzida para outra procissão, desta vez a rodoviária. Antes da saída, por volta das 5h, é celebrada uma missa que dará início à segunda romaria. Depois, às 5h30 da manhã, os fiéis saem em direção ao trapiche do Distrito de Icoaraci, num percurso de 24 km, com cerca de 2h30 de duração. De onde, mais tarde, sairá a tradicional Romaria Fluvial, uma das várias procissões. É uma procissão muito bonita, a imagem é levada num navio da Marinha e seguida por mais de 400 barcos num passeio em toda a extensa orla de Belém.


Após a chegada da santa na escadinha do cais do porto, ela é conduzida pela avenida Presidente Vargas em mais uma procissão, a Moto Romaria. Onde cerda de Cerca de 2 mil motoclistas de várias partes do Estado participam, junto a policia Militar, policia Federal e funcionários da Rede Celpa.

AUTO DO CÍRIO 2009




Um espetáculo com música, teatro, dança e artes visuais, além da participação de mais de 500 artistas populares. Esse é o Auto do Círio, cortejo que homenageia a Virgem de Nazaré e percorre as ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, tendo como cenários as igrejas, museus e palácios do centro histórico da cidade.

Este ano, o Auto do Círio tem como tema 'Salve o povo da floresta', uma forma de valorizar a cultura da região, como afirma o diretor artístico do espetáculo, Hudson Andrade. 'Ao contrário dos outros anos, resolvemos privilegiar a nossa cultura, a cultura de fazer o Auto, por isso, optamos por não ter artistas de fora. Todos os músicos, poetas, bailarinos, entre outros, serão daqui. A única exceção é o Dominguinhos do Estácio, que é carioca, mas é o padrinho do espetáculo', afirma.

O cortejo terá vários momentos especiais. Um deles é a revoada de pássaros, em homenagem ao poeta João de Jesus Paes Loureiro. 'Como ele sempre foi uma pessoa muito ligada a nossa cultura, sempre desenvolveu pesquisas sobre a questão dos pássaros e esteve à frente de causas importantes como a do Teatro São Cristóvão, resolvemos fazer uma justa homenagem na qual vão estar presentes os pássaros Tucano, Tem-Tem e Uirapuru', explica.

Outro momento singular do Auto ocorrerá durante a apoteose, onde será feita uma homenagem ao Grupo Gruta de Teatro, um dos mais antigos do estado e que este ano completa 40 anos de fundação. 'Vamos estar com artistas interpretando ‘Dádivas’, um texto de minha autoria, que fala sobre a relação entre as pessoas, o que elas têm de bom a oferecer', detalha Hudson.

O público que acompanhar o cortejo vai poder ainda se encantar com o coral de voz feminino formado pelas cantoras Ângela Carlos, Ester Sá, Lívia Rodrigues, Áila Magalhães, Ana Selma Reis, Karlla Gizz e Alba Maria. 'Cada uma vai interpretar uma canção e no final todas elas juntas vão cantar Flor do Grão Pará', explica o diretor.

Em frente à Igreja de Santo Alexandre, a emoção vai ficar por conta da apresentação do músico Júlio Freitas, que vai interpretar a canção 'Anunciação', de Fabrício dos Anjos, durante a cena da coroação de Nossa Senhora de Nazaré. Também é em frente a igreja que vai ocorrer um dos momentos mais esperados do cortejo. 'Durante 15 dias cerca de 150 pessoas, em idade a partir de 16 anos, participaram da oficina de preparação de atores, organizada pelo projeto para atuar no Auto do Círio.


A maioria delas não é ator e foi preparada justamente para participar do espetáculo, interpretando cenas do texto ‘Matutagem dos Pássaros’, escrita por mim para falar de coisas do cotidiano. São histórias de personagens que criam uma identificação imediata com o público, como o ambulante, o vendedor de CD pirata e outros, de forma que quando o público vir a apresentação, vai se identificar imediatamente', antecipa o diretor.

ELE NÃO VEM!




Padre Fábio de Melo cancela participação no Círio 2009



Uma das presenças mais aguardadas do Círio 2009 não vem mais a Belém. O Padre Fábio de Melo, que faria um show na noite desta sexta-feira (9), na Assembleia Paraense e que prestaria homenagens à Virgem no domingo (11), dia da procissão, cancelou a vinda à capital paraense.

De acordo com informações do Twitter do padre, a mãe de Fábio de Melo caiu e quebrou o fêmur. A senhora deve passar por uma cirurgia na noite de hoje (9).
O padre afirma que seu 'Círio será ao lado dela' e manda uma mensagem aos fieis: 'Fiquem com Deus e obrigado pelo carinho'.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BERCLISSIME!!




'Belíssimo!' foi a expressão usada pelo administrador arquidiocesano de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, ao ver o novo manto que vai cobrir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2009. A apresentação do manto foi realizada ontem à noite, após uma missa celebrada pelo monsenhor na Basílica Santuário, em Belém. Os fiéis que compareceram à missa se emocionaram quando a imagem da Virgem com o novo manto percorreu os corredores da igreja.

Confeccionado em cetim italiano branco, o novo manto tem dez ametistas, um quilo de miçangas coloridas e mais 40 metros de strass, que formam uma Bíblia e uma espada. Mizar Klautau Bonna desenhou o manto e a estilista Mariazinha Hudentemark passou quatro meses bordando a peça. Emocionadas, as duas se declararam felizes com o resultado do trabalho. 'É um trabalho de amor e muita paciência, estou elevada', disse Mariazinha. Mizar Bonna dedicou o trabalho à memória do marido Evandro Bonna, engenheiro que foi diretor da festa de Nazaré.

A cor branca, representando paz e renovação, predomina na peça. O manto possui ainda uma faixa florida com duas tonalidades de verde, que significa a esperança e a ressurreição de todos os que têm fé. Todo o desenho do novo manto foi inspirado no arco do abside da Basílica Santuário, que fica sobre o altar-mor e emoldura a Sagrada Família de Nazaré, e, na porta do sacrário, também do altar-mor.

Os fiéis que lotaram a Basílica Santuário aplaudiram o novo manto com emoção. Sem esconder as lágrimas, dona Heloísa Vasconcelos, que forma um dos casais da diretoria da Festa de Nazaré ao lado do marido Augusto Vasconcelos, disse que o novo manto a fez relembrar os 20 anos que participa da organização da festividade.

A apresentação do manto foi aplaudida por centenas de fiéis que lotaram a Basílica Santuário na noite de ontem. Emocionada, Heloísa Vasconcelos, que forma um dos casais da diretoria da Festa de Nazaré ao lado do marido Augusto Vasconcelos, disse que o novo manto a fez relembrar os 20 anos que participa da organização do Círio.
Mil bombeiros atuarão nas romarias

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 1.070 homens nas 11 romarias oficiais do Círio 2009, desde o traslado para Ananindeua até a procissão do Recírio no dia 26. A corporação começa a ação fazendo amanhã as prevenções nas passarelas localizadas à avenida Almirante Barroso, rodovias BR-316 e Augusto Montenegro, durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Também haverá prevenção na romaria rodo-fluvial até Icoaraci, com prevenção no trapiche da vila, na escadinha do cais do porto e palanque presidencial na Estação das Docas.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros também será destacada para o serviço de prevenção no Parque Ita de Diversões e Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Pelo menos 15 militares, com apoio de viaturas de combate a incêndio e de atendimento pré-hospitalar, vão atuar nessas áreas.

O Corpo de Bombeiros vai empregar viaturas de combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar, motos-resgate, embarcações como lanchas, botes e jet-ski, viaturas de apoio, rádio HT para comunicação interna, tenda, kit’s de primeiros socorros, além do apoio operacional do helicóptero.

O traslado da imagem da Virgem de Nazaré da Basílica até Ananindeua percorre, em média, 55 quilômetros. Em 2008, a romaria teve duração 11 horas e meia envolvendo fiéis, milhares de veículos, motos e bicicletas.
Para a rodofluvial serão 18 homens com apoio de uma unidade de resgate, duas motos-resgate, uma viatura de salvamento e uma de combate a incêndio. Essa procissão, que sai de Ananindeua e vai a Icoaraci, percorre, em média, 24 quilômetros.

No sábado, o Corpo de Bombeiros vai destacar 68 militares com apoio de cinco lanchas, um flex boat, dois botes de salvamento, entre outros. A romaria fluvial sai de Icoaraci para a escadinha do cais do porto em Belém. Para a Trasladação, 201 homens serão utilizados com apoio de macas, padiolas e kits de primeiros socorros, entre outros. A procissão do sábado percorre 3 quilômetros e 750 metros em pouco mais de seis horas.

No Círio, 384 bombeiros também usarão macas, padiolas, kits de primeiros socorros, aparelhos extintores e rádios de comunicação. O serviço de prevenção será dividido em quatro zonas de prevenção. A primeira vai da Catedral da Sé até o início da avenida Presidente Vargas; a segunda, da Presidente Vargas até o edifício Manuel Pinto da Silva; a terceira, do edifício Manuel Pinto da Silva até a avenida Generalíssimo Deodoro, e a quarta, até a Basílica Santuário de Nazaré.
Fonte: Jornal Amazônia
Texto: Yáskara Cavalcante

Romeiro de Castanhal faz caminhada





Romaria

Manifestação começou em 1979 e hoje é uma das mais tradicionais da Festa

Cerca de 600 romeiros estão percorrendo a pé os 78 quilômetros que separam a Catedral de Castanhal, no nordeste do Pará, do Santuário Mariano, em Belém, na maior e mais tradicional romaria em homenagem à Virgem de Nazaré. Realizada em 23 horas, a caminhada de fé começa às 8 horas do dia 07 de outubro e a previsão é de que hoje, às 8 horas, os fiéis cheguem à capital paraense. Antes da saída, às 6 horas, começa a celebração da missa do envio. As pausas acontecem no Posto Pombal, Americano, Santa Isabel, Curva do Cupuaçu, posto da Polícia Rodoviária Federal, de Benfica, Marituba e na Unama, de Ananindeua. Nesses pontos, os fiéis descansam, alimentam-se, recebem, se necessário, orientação médica, remédios, energéticos e fazem exercícios de alongamento.

Presidente da Associação dos Devotos e Romeiros de Nossa Senhora de Nazaré de Castanhal, entidade que promove o evento, o professor universitário José Nazareno Abraçado Henrique vai participar da caminhada pela 29ª vez. Criada em 1979, quando era conhecida como 'Caminhada do Zé Bode', a procissão reunia um grupo de dez pessoas, mas a adesão cresceu. 'Começamos com cerca de 600 pessoas saindo de Castanhal. Mas, ao longo do percurso, outros grupos se agregam ao nosso. No ano passado, éramos 500 na saída e 1,2 mil na chegada', revela o professor, que leciona Educação Física no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) daquele município.


APOIO


Hoje, os fiéis são acompanhados por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e viaturas do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Polícia Rodoviária PRF e Polícia Militar, que se revesam na assistência. O aparato serve também para garantir segurança contra assaltos, o que era comum noutros anos. A partir da parada no posto da PRF de Benfica, a romaria se transforma numa procissão luminosa, na qual os fiéis caminham com velas acesas em suas mãos. Na chegada, são recebidos por uma equipe de acolhida de romeiros no Santuário Mariano.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Diretoria da Festa apresenta o manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2009




Em mais uma etapa que antecede o Círio 2009, a Diretoria da Festa de Nazaré realizou, nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, ao final da missa das 18h na Basílica Santuário de Nazaré, em cerimônia aberta ao público, à apresentação do manto que será usado pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a festividade do Círio 2009. Estiveram presentes o administrador diocesano, Raimundo Possidônio, que presidiu a missa, os membros da diretoria, os patrocinadores oficiais e apoiadores da Festa, e o público em geral.

O manto que a imagem da santa usa no Círio é um dos ícones mais aguardados pelo povo, pois é a roupa exclusiva de Nossa Senhora de Nazaré para a festividade, e este ano a cor usada será o roxo e verde. Todos os anos, um manto diferente é confeccionado para ser usado pela imagem desde o Traslado para Ananindeua (primeira procissão oficial da Festividade), na sexta-feira, 09 de outubro.

Confira quem confeccionou os mantos

* 1992 e 1993: Como Esther Paes estava doente, os mantos foram preparados por Maizé Siqueira.
* 1994, 1995 e 1996: Um aluno de Esther, Paulo e sua esposa Vanessa, fizeram três mantos em bordados no estilo de Esther, com desenhos de Mízar Bonna.
* 1997: O casal Paulo e Vanessa confeccionou o manto, com desenhos do próprio Paulo.
* 1998: Gesoni Pawlick um devoto de Santa Catarina doou um belo manto que saiu na Trasladação. Esse manto mudou o estilo, pois apresentou a arte em miçangas nacaradas e strass que embelezaram mais ainda os mantos de Nossa Senhora.
* 1999: Dilú Fiúza de Melo desenhou e confeccionou o manto.
* 2000: Mariazinha Hundertmark desenhou e confeccionou o manto.
* 2001: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt. Um com desenho de Mízar Bonna e outro inspiração dele.
* 2002: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt; ambos os desenhos foram de Mízar Bonna.
* 2003: Enid Almeida confeccionou manto belíssimo, com desenho Mízar Bonna.
* 2004: O manto teve desenho de Mízar Bonna com modificações e confecção de Lele Parah.
* 2005: Vera Morelli confeccionou o manto.
* 2006: Paula Novelino confeccionou o manto.

* 2007: Enid Almeida confeccionou o manto, com desenho de Mízar Bonna. O manto foi baseado na grande Rosácea de vitrais da fachada da Basílica Santuário.

* 2008: Com o tema 'Vida', inspirado na Campanha da Fraternidade 2008, o manto foi confeccionado pela estilista Enid Almeida e desenhado por Mízar Bonna.

Largada para o círio 2009





Abertura oficial da festividade teve programação itinerante e inauguração da iluminação da basílica e arcos

A Basílica Santuário de Nazaré foi palco, ontem à noite, da abertura oficial da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré 2009. A programação itinerante começou com uma bênção na igreja, seguida de apresentação musical na Praça Santuário (CAN) e encerrada na Casa do Plácido, espaço que acolhe romeiros, devotos e turistas que vêm até Belém para a Festividade, com homenagens e premiações. Especialmente para esta abertura, que deveria acontecer na próxima quinta-feira, mas foi antecipada para ontem, houve a inauguração da iluminação da Basílica e dos dois arcos instalados às proximidades da igreja. A decoração das estruturas metálicas começou no mês de setembro e já é fixa nas esquinas da avenida Generalíssimo Deodoro e da travessa 14 de Março, há dois anos.


Segundo a Diretoria da Festa, a peça faz alusão ao cartaz do Círio 2009, que tem como tema 'Em Maria, a palavra se fez carne' e, ainda conta com algumas novidades técnicas. 'Como sempre, nós mudamos a plotagem de acordo com o novo tema. Mas este ano resolvemos deixar o arco mais transparente e utilizar uma iluminação in led, que fica mudando de cores a cada segundo', declarou Antônio Salame, diretor de patrimônio da Festa de Nazaré.
As luzes que ornamentam a Basílica também passaram por manutenção e foram reapresentadas aos fiéis em meio a um show pirotécnico. A governadora do Estado Ana Júlia Carepa e o prefeito do município Duciomar Costa estavam presentes, juntamente com outras autoridades de entidades públicas e privadas.


Além da iluminação, uma das novidades deste ano está na participação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais como parte integrante da programação católica. Composto por 110 músicos da Companhia de Bandas do Batalhão Naval do Rio de Janeiro, com 85 executantes e 25 vozes, dentre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais, o grupo já esteve na capital paraense em 2004, mas nunca com a formação oficial. A sinfonia interpretou várias canções católicas e sucessos da música clássica na Concha Acústica da Praça Santuário.


De acordo com monsenhor Raimundo Possidônio, administrador diocesano, a solenidade de abertura se contitui em um momento de oração, onde autoridades, entidades parceiras e cidadãos pedem proteção à padroeira da cidade, mas principalmente agradecem pela possibilidade de poder dar vida a uma das maiores manifestações religiosas da América Latina. 'Este é um momento em que as autoridades e nós devemos pedir luzes para essa mais nova caminhada que está se abrindo. E, para que a mesma possa envolver e emocionar muito mais pessoas. A abertura da Festa de Nossa Senhora é o início de toda a programação', explicou o administrador diocesano, que ministrou a bênção no interior da Basílica junto ao arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E vai rolar a festa




Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016






A cidade do Rio de Janeiro acaba de ser eleita a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A decisão histórica de levar a maior competição esportiva do planeta para a América do Sul pela primeira vez foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, durante a 121ª Assembléia da entidade, realizada em Copenhague, na Dinamarca. Na disputa, considerada a mais acirrada de todos os tempos, o Rio superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). -->





segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Hehehehe manchetei O LIBERAL de ontem!

Depois de formado nada melhor que ver sua matéria assinada, e o melhor você manchetar a capa do maior jornal do estado, O LIBERAL. É isso mesmo que viu pode confirmar fiz manchete com a matéria sobre COSME E DAMIÃO.



Viva São Cosme e Damião

Gleydson souza
Especial para Liberalzinho

Quem nunca esperou tanto para ganhar sacos com bombom, ou até mesmo foi para o chamado “Pisão” (termo usado pelas crianças em uma determinada competição). È isso mesmo essa disputa acontece em apenas um único dia, hoje, dia 27 setembro, pois é quando se comemora o dia de São Cosme e Damião que há mais de 50 anos a data é celebrada com muitos doces, bombons e alegria.

E se assunto é doce, bombom e alegria, eles entendem muito bem. Às crianças não escondem a paixão pela data,a final elas saem as ruas pedindo doces para os mais velhos que estão nas ruas dando saquinhos de doces e brinquedos.

Ida Carolina, João Paulo e Maurício, são um exemplo da paixão pela data, que segundo Maurício , é o melhor dia para se comer tantos bombons dos mas variados tamanho, cores e sabores, “ Todo ano fico na espera para correr atrás de vários bombons, embora minha avó também distribua, o bom mesmos é ir as ruas com os amigos” explica Mauricio.

O doce não é tão visado quanto os brinquedos, mas tem espaço, palavra da avó Ida Soares, que todos os anos distribui bombons dos mais variados sabores regionais, Dona Ida diz também isso é um gesto de amor, “Me sinto muito bem fazendo essas doações de bombom todos os anos, isso mostra um grande gesto de amor pelas crianças” completa a avó das crianças.

Conta a história que Cosme e São Damião, os santos gêmeos da igreja católica, que, depois de mortos, apareciam ajudando crianças então ficou na tradição que os devotos desses santos deviam ajudar as criancinhas, com distribuição de doces, já que ele é padroeiro das crianças.


Foi em 27 de setembro de 1530,no Brasil que a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia, que é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos e todos os devotos fazem distribuição de doces.

PARA GAY PÕE 500 MIL NAS RUAS



Alegria, diversão e liberdade para se manifestar com beijos na boca. Se não fossem as brigas de gangues que continuaram até depois da manifestação e os assaltos ocorridos durante a caminhada, essas teriam sido as principais marcas da 8ª Parada do Orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém que aconteceu na tarde de ontem.


Se essa violência tirou um pouco do brilho da festa política do movimento que este ano tem como tema 'Um outro mundo só é possível sem machismo, racismo e homofobia', não tirou o objetivo dos que lutam pela diversidade sexual e pela garantia de todos os direitos, para que as diferenças sejam respeitadas em sua plenitude pela sociedade e, fundamentalmente, pelo poder público. O movimento denunciou que, em 2008, 190 homossexuais foram mortos no Brasil por causa de preconceito. O movimento quer a aprovação urgente do projeto de lei que criminaliza a homofobia. O projeto já tramitou pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado, onde enfrenta muita resistência de setores mais conservadores.
A caminhada da 8ª Parada LGBTT durou cerca de duas horas e meia e saiu da avenida Presidente Vargas com o Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas, deu a volta na Praça da República e retornou à Praça Waldemar Henrique, onde foi encerrada com uma grande festa em todos os ritmos. Apesar de não haver estatísticas oficiais, os organizadores anunciaram que mais de 500 mil pessoas participaram da manifestação.

Em todos os discursos, representantes de vários grupos que integram o movimento LGBTT em Belém, ressaltaram que, além da violência física, o preconceito cria muita discriminação social, profissional e até familiar contra eles. Eles também reclamaram que, apesar de alguns avanços nas políticas estaduais, o município de Belém tem caminhado para trás e prestado pouco apoio ao movimento. 'Não queremos e não precisamos mais fazer parte de estatísticas, principalmente as negativas. É preciso combater todo tipo de preconceito para que a gente tenha dignidade, dignidade nas relações, nos serviços de saúde, na escola, precisamos combater a homofobia e o racismo, mudar as idéias e o pensamento da sociedade para darmos dignidade aos nosso filhos', declararam.

sábado, 26 de setembro de 2009

Isso é Professores do Forró



Solidariedade também se faz dançando forró

Por Gleydson Souza


Conceituação de solidariedade depende da visão de mundo de cada um de nós: às vezes, a solidariedade é entendida apenas como ajuda eventual a alguém que dela necessita.

Para os integrantes da Comitiva Professores do Forró, a verdadeira solidariedade permite ao ser humano superar suas próprias limitações, pavimentando o caminho para seu desenvolvimento integral: sua saúde, sua educação, seu trabalho, a geração autônoma dos recursos de que necessita e o usufruto de sua felicidade. Essa é a solidariedade ativa, a mão que deseja estender aos semelhantes mais necessitados.

Formado por 47 integrantes entre homens e mulheres de bota, cinto e chapéu, os amantes do forró, fazem de um show não apenas um momento de diversão e sim um grande ato de solidariedade.

Mudando está situação, a “Comitiva Professores do Forró”, que no próximo mês estará completando dois anos vem se destacando no cenário não só pela sua presença nos shows, festas ou encontros de forró e sim pelo ato de solidariedade que os integrantes realizam.Hoje com cerca de 15 projetos sócias, a Comitiva Professores do forró,procura beneficiar famílias carentes e oferecer oportunidades culturais e educativas para a comunidade .O mais recente projeto criado pela comitiva é o “Lanchão” que atende os moradores de rua da Av.Presidente Vargas e São Brás .

Para Victor Hugo, um dos primeiro integrantes da Comitiva Professores do Forró, a solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor, “As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira, fato este que vem amenizando algumas carências, certo que não iremos acabar, mais praticamos podemos diminuir” conclui Victor Hugo.

O trabalho desenvolvido pelo grupo de amigos tem uma grande admiração da auxiliar administrativa, Cleide Souza, que segundo ela essa movimentação acaba influenciando as outras pessoas, “É com grande admiração que vejo a atitude dessa comitiva, pois eles priorizam não somente a diversão, mais também o lado social, onde se preocupam com a sociedade, e espero que todos possam seguir esse exemplo”, ressalta a admiradora.

Faz parte dos projetos sociais também “O cestão dos Professores”, “Doando e Aprendendo”,que atenderá alunos de cursinho que estão se preparando para o vestibular , a inscrição será através de alimentos não perecíveis, participa também do projeto o Doe alegria, doe sangue, que incentivado pelos Professores do Forró, a ação pretende alcançar todas as demais comitivas de forró.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia do Amante








Quem nunca foi traído em uma relação e quis acabar com o amante? Pois bem, se fala mal de amantes até estar no lugar de um.Ninguém escolhe por quem se apaixona apesar dos critérios que se impõe, mas quando a paixão toma conta de seu coração não dá para resistir, e fazer o papel de amante é a solução que convém.
Ser amante é o que todos temos que ser em uma relação, mas o título ganhou o status de "A outra" por se tratar de alguém que vive intensamente o sentido da palavra, ou seja, está ligada ao ato sexual em si.

E quem na verdade nunca foi- ou- está sendo um grande amante? Homens, mulheres, gays, lésbicas, a sei lá, não importa o sexo, o que importa mesmo e fazer ele, seja lá com quem for se é amante ou a titular, ou o titular para as garotas.

Vamos combinar que o friozinho que na barriga é bem gostoso, aquela sensação de ser descoberto o seu crime é melhor ainda, melhor quando você é autor do mesmo. O chato é quando você está simplesmente na santa inocência e todos duvidam de você, chegando ao ponto de você não poder nem ir lanchar, ou abastecer o carro. Aiaiai.. tenho muitas historias , hummmmmm mais deixa pra lá, melhor nem lembrar..





É um senso comum entre as mulheres que o amor é capaz de funcionar como uma vacina contra a infidelidade. Mas o que poucas querem encarar é que, na verdade, esse fato nada mais é do que um mito bem mentiroso. Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que pesquisa o tema há quase 20 anos, é taxativa: “A ala masculina considera que a infidelidade faz parte de sua natureza poligâmica. Os homens podem amar a esposa e desejar outras mulheres sem grande conflito. Já as mulheres, tradicionalmente educadas para associar sexo e amor, consideram que traição só é possível quando não se ama mais o parceiro, e sim outra pessoa." Confira o que os especialistas têm a dizer sobre os mitos que envolvem a vida de amantes e o tema traição:



Mito Quem ama de verdade não trai? Pode trair, sim. “Mesmo que ame sua mulher, o homem justifica a infidelidade pelo desejo de novidade e aventura, porque surgiu a oportunidade, por crises pessoais ou no casamento”, observa Mirian. Já as mulheres dizem trair por sentirem falta de carinho e atenção ou por achar que não são mais desejadas pelo marido. Há também aquelas que traem para revidar as escapadas do parceiro. “Mesmo pessoas felizes no casamento às vezes traem por curiosidade, para testar o poder de sedução ou para chamar a atenção do cônjuge”, afirma a psicóloga Ana Maria Zampieri.



Mito Mesmo amando o companheiro, a vontade de trair pode surgir Verdade? Quando a convivência transforma a paixão em rotina é natural buscar algo diferente. Dê mais atenção às fantasias e procure descobrir se essa vontade vem de uma ânsia por novas sensações ou de pura necessidade de auto-afirmação. Por fim, tenha convicção de seus sentimentos pelo companheiro. Pondere se essa escapada valerá a pena, pois sua relação estará em risco.







Mito A traição é quase inevitável em relações de longo prazo? Nem sempre. Para Ana Maria Zampieri, existem etapas críticas que deixam os casamentos mais vulneráveis à infidelidade: nos dois primeiros anos, quando a paixão perde o fôlego; por volta dos dez anos, quando o sexo costuma ficar mais morno; e em torno dos 20 anos, sobretudo se o casal não resolveu bem crises anteriores.



Mito Existe certo tipo de pessoa que trai? Não há um perfil único, pois a ocasião também faz o infiel. “Quando a oportunidade se apresenta, as pessoas mais impulsivas podem ter dificuldade de resistir ao desejo”, diz Ana Maria. Por outro lado, há um tipo com maior predisposição. “É o caso da figura muito narcisista, que tem dificuldade de criar vínculo afetivo e é movida pela necessidade de testar continuamente o seu poder de sedução”, define outra psicóloga, Arlete Gavranic. “Seja homem ou mulher, em geral é alguém com auto-estima bastante comprometida, que procura se afirmar por meio das conquistas.”

Mito A mulher é tão infiel quanto o homem ?Não, pelo menos no Brasil, é o homem que trai mais. Há controvérsias sobre quanto a mais. Em estudo realizado entre 2002 e 2003 pelo Projeto Sexualidade (Pro-Sex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, com 7.103 voluntários também de ambos os sexos, nas cinco regiões do país, o índice de traição masculino ficou em 50,6% e o feminino em 25,7%.
Fonte da pesquisa : Revista CLAUDIA

domingo, 16 de agosto de 2009

Pátio Belém Fashion Days 2009



A temporada de desfiles do Pátio Belém Fashion Days 2009, do Shopping Pátio Belém, contou com a presença do ator global Max Fercondini, que arrancou suspiros e aplausos quando entrou na passarela. Desfilando pelas grifes de moda masculina Visão e Aramis, Max fez duas entradas e apresentou looks com muita elegância.

Quem também arrasou na passarela foi o Sebastian, garoto propaganda da rede de lojas C&A, mostrando looks exclusivos que vão estar em breve nas lojas C&A de todo o Brasil. “Minha relação com a moda é muito simples: roupas pretas de bons tecidos não faltam do meu armário e a C&A é o meu look preferido”, diz Sebastian durante conversa com a imprensa. Os desfiles do Pátio Belém Fashion Days 2009 também contam com as presenças dos atores Roger Gobeth e Guilherme Berenguer.


Depois dos grandes atores globais, quem teve seu momento se estrela, foi sem duvida o Lounge da CERPA, que bombou com uma ação com seus produtos. Foram três dias de eventos onde a empresa firmou parceira com a organização e fez distribuição dos novos refrigerantes e a Cerpa Spot.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sufoco na saída para os balneários

Belém, 24 de julho de 2009, penúltimo final de semana, o dia de trabalho ainda nem terminou, mas o que se podia ver no início da Almirante Barros era um congestionamento sem fim. Ainda era 15h, quando as filas dos carros já aparecia parece que todos decidam sair no mesmo horário.

Walter Campos, coordenador de trânsito da CTBel, alerta que os usuários evitem o transporte clandestino feito por vans, kombis e micro-ônibus. “Há o consenso entre os órgãos de segurança pública e os de trânsito e transporte que os veículos devem ser fiscalizados e, constatada a irregularidade, o veículo será apreendido”.

Na entrada de Mosqueiro, de acordo com Campos, serão fiscalizados os veículos que fazem fretes para a ilha, bem como verificada a lotação dos ônibus da linha Mosqueiro-São Brás. “Será também averiguado e combatido o desvio de itinerário de ônibus dentro da ilha”, afirma. Segundo o coordenador, no domingo serão feitas 154 viagens rumo ao distrito de Mosqueiro.

E a saga continua vamos até a ilha na volta contamos todos os detalhes..abraços

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Viemos e vencemos



Obrigações impostas causam transtorno

Por Andréa Pamplona

Depois de praticamente quatro anos enfrentando todas as dificuldades de um universitário mal assistido, os alunos da primeira turma de jornalismo da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA), conseguiram finalizar a suada graduação do curso.
Sobreviventes da junção de três turmas, os alunos enfrentaram a inexperiência de uma gestão totalmente sem noção do que é um curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. A falta de estrutura física (laboratórios de práticas que nunca utilizamos) acervo bibliográfico (a biblioteca paupérrima, e os livros que disseram ter encomendado, nunca chegou a nossas mãos), administrativa (desorganização total) e de profissionais incapacitados principalmente na coordenação do curso foi algo gritante no decorrer dos anos.


Alguns problemas se destacam pelo absurdo da situação, como exemplo as várias disciplinas que foram dadas totalmente desnecessárias que compunham a nossa grade curricular. Lembro-me ter estudado por três vezes a disciplina jornalismo digital, mas com nomes diferentes e até creditei matérias na qual não absorvi nada do conteúdo não só pela falta de material didático , mas pelo mau desempenho do professor. Lamentávelmente foi o caso de web designer (nem me perguntem como fazer um site, aff!). Simplesmente uma perda total de tempo e de dinheiro... É dinheiro por que a faculdade custa uma fortuna, e só nós sabemos o quanto foi duro este investimento quase incerto, demos um tiro no escuro!


A falta de estrutura administrativa permaneceu durante todo o curso, vários fatores contribuíram inclusive para o desestímulo de alguns alunos que como eu quiseram desistir no meio do caminho, mas por amor a profissão permaneceu até o final, e o final foi muito mais difícil do que podia-se imaginar.


Em qualquer turma de graduandos, seja ela qual for, necessita com muita antecedência de um bom professor que desempenhe o papel de orientador para encaminhar os alunos a elaborarem seu projeto de pesquisa. O “pré-projeto” assim chamado atua como base sólida para que o aluno desenvolva seu estudo totalmente vinculado no objetivo principal do trabalho. Ele deve está justificado e respaldado em sua problematização, ou seja, deve-se ir atrás das respostas que o problema acusa existir.


Totalmente sem noção, fomos péssimamente orientados e esclarecidos da importância de realizar um bom trabalho de pesquisa. Ao chegarmos ao último semestre enfrentamos novamente as conseqüências de uma gestão despreparada. Todos os projetos feitos anteriormente passavam longe de uma base para um estudo de conclusão de curso. Conclusão disso? Tivemos que correr contra o tempo para refazer os projetos (ninguém merece!). Mais uma vez fomos penalizados.


Demos então inicio ao trabalho de conclusão de curso, o temeroso “TCC”, este sim foi quase uma lástima. Primeiramente a FEAPA nos obrigou a fazer o trabalho em dupla ou em trio (fiquei indignada com isso!!). Mesmo contrariados, engolimos a seco novamente a imposição (embora mais tarde descobríssemos que alguns conseguiram fazer individualmente "super legal! "Mais um exemplo da “ótima” gestão da FEAPA). Eles fingiram não saber (pior cego é aquele que não quer ver), mas de fato isso gerou uma série de novos problemas – como se já não bastassem os que já tínhamos – pois, alguns realmente tiveram sorte de encontrar ótimos “parceiros” para dividir a responsabilidade para realizar o trabalho, já outros não tiveram a mesma felicidade... ai ai!
Conversando com grande parte dos colegas de sala percebi que não era só eu que estava mal acompanhada, pois muitos levaram o trabalho inteiramente nas costas sem a menor parceria e colaboração do outro (a não ser a do apoio moral, mas isso conta na avaliação?). Ainda por cima tivemos que compartilhar com o "desgramento" a mesma nota final! Vejo isso como outro superrrrr presente que a faculdade nos deu! (A pessoa não colabora, não estuda e ainda consegue passar e se formar com média alta com quem se matou pra fazer um bom trabalho, super divertido isso não acham?!)



Durante este percalço “TCC” também enfrentamos a falta de compromisso e ética de alguns professores orientadores, a maioria literalmente deixou a desejar prejudicando os alunos com a falta de orientação adequada, conteúdo e acreditem ou não, houveram professores que por intrigas pessoais se utilizaram do poder de avaliadores da banca para prejudicar o trabalho alheio (era só o que nos faltava!).


Mas ainda não acabou, após essa maratona de provações precisávamos fechar com chave de ouro, óbvio! A FEAPA nos dá vinte dias (entrando no mês das férias) para entregar uma cópia finalizada do trabalho em capa dura com letras douradas ou prateadas...Pera aí que eu ainda não descobri (são as famosas informações imprecisas nos dada. Uma grande novidade vinda da FEAPA né?) que totalizando custa os olhos da cara! (o meu tcc tem 105 páginas meu bem!) .
Ufaaaaaaa! Mas tudo bem... Fica para nós então a experiência de ter aprendido com os erros dos outros, (é né fazer o quê?) Ter servido de cobaia para uma gestão totalmente inexperiente e desqualificada e ainda ter conhecido alguns profissionais antiéticos como professores.
Mesmo assim eu e meus amigos agora JORNALISTAS COM MUITO ORGULHO nos sentimos vitoriosos e capacitados, pois superamos todas as dificuldades e vencemos! O esforço teve seu objetivo alcançado e é isso que importa no final.






terça-feira, 7 de julho de 2009

Novos jornalistas reúnem em churrascada







Festa estranha com gente esquisita, o que era isso? Era o nome da festa? Quase isso, na verdade foi uma simples reunião de novos JORNALISTAS. Uma churrascada onde tudo poderia ser registrado e acabando virando assunto para uma boa pauta no dia seguinte por isso todo cuidado era pouco.

Mesmo com tanta cautela, ainda teve gente que saiu quase que carregado, outros aproveitaram para papear e por as fofocas em dias, teve aqueles que durante a comemoração planeja estratégias macabras enquanto os demais se beijavam e fotografavam .

Tudo era motivo para alegria, que o diga a NEGA, aproveitando a folguinha do domingo a jornalista Haynna Hálex, não perdeu tempo e aprendeu uns passinhos de forró com a COMITIVA PROFESSORES DO FORRÓ, que por sinal estão até querendo titular como a nova integrante.

TV divulga lista de celebridades que estarão no funeral de Jackson



Stevie Wonder, Mariah Carey, Brooke Shields e o jogador de basquete Kobe Bryant estão na lista divulgada nesta segunda-feira (6) pelo site da rede de TV americana CBS das celebridades que irão ao funeral de Michael Jackson, marcado para terça (7) no Staples Center, em Los Angeles.
Segundo a rede, representantes da família do rei do pop divulgaram a lista dos participantes famosos, que inclui ainda Berry Gordy, fundador da gravadora Motown, além de Lionel Ritchie, John Mayer, Usher, Jennifer Hudson, Martin Luther King III e sua irmã Bernice.


O advogado de Debbie Rowe, ex-mulher do cantor, disse que ela não irá ao evento, pois seria uma 'agitação desnecessária'.


A imprensa especializada em celebridades acrescentou outros nomes à lista do evento, embora tenha confirmado oficialmente a participação de artistas como Aretha Franklin, Liza Minnelli, Alicia Keys, Justin Timberlake e Diana Ross.


A cerimônia, segundo informou o canal 'CBS' de Los Angeles, terá duração de 90 minutos e contará com algumas apresentações musicais. O jornal 'The New York Post' afirmou nesta segunda, além disso, que a cerimônia será aberta por Diana Ross e outra grande amiga de Michael, a atriz Elizabeth Taylor, que será a encarregada de fazer as homenagens ao rei do pop.
A cerimônia no Staples Center terá a presença de 11 mil fãs. Outros 6.500 poderão assistir ao avento em telões no Nokia Theatre.O funeral será transmitido pelas principais cadeias de televisão dos EUA e pela internet.(Fonte G1)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JAMMIL E UMA NOITES NO CARNABRAGANÇA 2009


A banda de maior sucesso do carnaval da Bahia vai ser a grande atração do carnabragança deste ano. JAMMIL promete esquentar o verão bragantino na maior micareta do nordeste paraense. O corredor da folia vai contar também com a presença da BANDA SAMBAUÊ de São Luis do Maranhão e da BANDA JEITO INOCENTE que atualmente é a grande revelação paraense. O carnabragança acontece nos dias 18 e 19 de julho e garanta já seu abada.


Confira agora um pouco da história da Banda sensação da Bahia que vai esquentar o mês de julho na pérola do caeté. SUCESSO NACIONAL O Jammil e Uma Noites é pop. É música baiana turbinada. Mistura de ska, reggae, rock com samba reggae, afro music e atitude. Os músicos Tuca Fernandes (guitarra e voz), Manno Góes (baixo e vocal) e Roberto Espínola (guitarra e vocal) estão juntos desde 1994. Começaram com uma banda para tocar covers de Bob Marley, UB 40, Tim Maia, Jorge Benjor e tudo que curtiam em música. Em 1997 receberam um convite da EMI para a gravação de um disco. Foi quando decidiram batizar o grupo com o nome de Jammil e Uma Noites e começaram, de fato, uma carreira profissional.


De lá pra cá gravaram dois discos pela EMI, dois pela Abril Music, um pela Atração, dois independentes e um pela Som Livre, em parceria com a Bahia Cinema e Vídeo e a TPM Music, selo da banda. O Jammil e Uma Noites foi a primeira banda baiana a gravar DVD, o que aconteceu em 2002.A Banda Jammil e Uma Noites é uma das mais requisitadas para os carnavais fora de época em todo o Brasil e também uma das mais queridas dos foliões no carnaval de Salvador, onde comanda dois blocos: Balada e Eu Vou.As músicas do Jammil e Uma Noites são superconhecidas. Sucessos como Minha Estrela, É Verão, Praieiro, Milla, Ê Saudade, Acabou, Pra Te Ter Aqui, dentre muitos outros consagraram o Jammil em todo o País.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

E NÃO É QUE PEGOU?



Confesso a todos que no começo achei já mais o ORKUT perderia o glamour, mas o TWITTER chegou e devagar está ganhando espaço e tornado as pessoas muito mais ligas uma nas outras, do que o próprio orkut.

E como todos estão se atualizando e se conectando, eu não poderia ficar de fora..o processo e lento, e de difícil aprendizagem, mas com o tempo vamos nos acostumado.
Espero vocês por lá

sábado, 27 de junho de 2009

DROGAS NÃO









Evangélicos marcham no combate as dorgas
Oitava edição do arrastão “Drogas, sou livre”, levará evangelização as ruas de Ananindeua.


Um arrastão contra as drogas percorrerá as ruas de Ananindeua na tarde deste sábado, 27, em evento promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Na sua 8ª edição o arrastão contra drogas, tem o objetivo de alertar a população sobre as conseqüências prejudiciais que o consumo de drogas causa à saúde e sociedade.


Será percorrido três quilômetros com chegada na Praça da Bíblia, na Cidade Nova 3. A multidão sai às ruas em passeata e participam de shows de bandas gospel e evangelização. O evento mobiliza cerca de 12 mil pessoas, marcando as comemorações do 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas.


O evento é uma união de todas as igrejas do município. “Unidos todos juntos podemos melhorar nossa município, ou quem sabe até nosso país, e é por isso que vamos as ruas dizer não as drogas e conscientiza as pessoas através de louvores e evangelizações”, diz o superintendente da 3º região de Ananindeua, Antônio Cordeiro.


De acordo com a idealizadora do arrastão, pastora Ray Tavares, há oito anos, quando a ação começou, os projetos da igreja já atenderam mais de mil pessoas. “Criamos projetos que ajudam as pessoas a largar as drogas. Até o final do ano, vamos entregar um centro de recuperação de dependentes químicos que vai atender até cem pacientes no Curuçambá”, adiantou.




A programação inicia às 15h30 e contará com apresentações musicais, entre elas a dj Ágata, ex-Tupinambá e hoje artista gospel. Louvores, brincadeiras e sorteios de bicicletas, além de testemunhos de ex-dependentes fazem parte ainda da programação. Dois trios elétricos vão animar as milharem de pessoas esperadas no evento.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

CIDADE FOLIA VESTE BRANCO



Uma festa bem diferente para uma galera descolada que curte inovação. A 'Planet White – Feel The Sensation' chega em Belém junto com o sucesso feito no mundo todo e impõe: nesta sexta-feira (26) é obrigatório usar roupa branca, no Cidade Folia!

O código para ter acesso a esta festa é a roupa que deverá ser predominantemente branca, pois a produção já avisou que pelo menos a parte de cima e de baixo deverão ser 'white'. Mas abusar no colorido dos acessórios é permitido, mas sem exageros.

A dona do maior sucesso das pistas na atualidade fará, sem dúvida, o momento mais esperado da noite. A italiana Moony, ao lado de seu dj, com seu mega hit 'I don’t know why', se apresentará ao vivo no Planet White.

De São Paulo vem Joe K e Tiko's Groove com o melhor do eletrohouse que a gente só ouve nos incrível clubes e boates por lá!


O top DJ suíço Antoine é a outra atração que causará sensações entre a multidão de branco. Com duas horas de set, o DJ fará uma das melhores vibes vistas por aqui. A apresentação ainda conta com a participação do DJ MC Roby Rob com o hit 'This Time' para delírio do público.

O visual da Planet White será um show a parte! O selo Perverts, responsável pelo decoração das maiores baladas e festas do país, vem a Belém pela primeira vez trazendo suas enormes estruturas infláveis, tudo regado a muita iluminação, lasers, telões de led alinhadas em um show sincronizado para aguçar todos os seus sentidos.

O Camarote Vip White leva assinatura da Dejá Vu, que está mobilizando seu staff para fazer bonito, com direito a 'after party' na boate, a partir das 5h do sábado (27) - com convite incluso para todos que estiverem no camarote.

Programação Oficial:

22h – Abertura

22h – DJ Hyttrax vs Dan Miller

23h – Top DJ Joe K (SP)

00h30 – MOONY (ITÁLIA) AO VIVO

01h30 – Megamix Planet White

02h – DJ ANTOINE FT MC ROBY ROB (SUÍÇA)

04h – Top DJ Tiko’s Groove (SP)

05h – DJ Ivan Siqueira

06h – Encerramento


Serviço: Planet White – Feel The Sensation. No dia 26 de junho, no Cidade Folia. Vendas nas centrais Pátio Belém, Castanheira e Braz. Informações: 3242 7766 / 9632-0367.

( PORTAL ORM)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Essa vitória foi muito mais que merecida!



Confesso que não foi nada fácil. Lembro-me como se fosse hoje o dia em que eu passei no vestibular, foi uma grande emoção, mas a ansiedade para chegar o primeiro dia de aula era maior, depois de uns dias eis que começar o primeiro dia de aula, naquela hora tudo era novidade. Depois de um tempo já tinha tudo virado rotina.
Foram quatro anos de muitas lutas, descobertas, vitórias e fracassos, mais vitórias do que fracassos, em fim, foram muito boas todas as experiências no qual vive e com elas, pude me amadurecer.

Logo que passamos no vestibular, a primeira coisa que vem logo na cabeça é o temido e esperado TCC, mas chega uma hora que você não tem como fugir e foi o aconteceu comigo. Maus momentos eu pude passar durante a criação do projeto no qual me faria qualificado para ser JORNALISTA. Como todo e qualquer trabalho vai pela definição do tema e como não poderia ser algum que não combinasse comigo, decidi ir por um lado onde me adaptasse mais rápido e decidi pelo tema MODA que acabou ficando JORNALISMO DE MODA, fui ousado em escolher, a final queria diferenciar.

Devido ao grande vazio de profissionais na área de jornalismo de moda, devo dizer que fui mal encaminhado em diversos aspectos , mas com muita força e determinação pude chegar onde cheguei e fui aprovado e hoje sou JORNALISTA por formação de DIPLOMA NA MÃO!


Eu não vou parar de navegarNão vou me desesperançar com Jesus

E se a mais forte onda deste mar me alcançar

Ainda vou com JesusSe as forças me deixarem só

E a luz do dia já não terMaus pensamentos me invadirem, descansarei

Descansarei naquele que me fez bem mais que vencedor

Confio no Senhor

Quem confia em Deus jamais perde a batalha

Sua fé não falha, Deus nos faz vencer

Tormenta vira brisa, noite vira diaDeus tem poder

O inimigo atenta, mas tá derrotado

O crente em Jesus no sangue é lavadoDeus é poderoso e não vai deixar o crente perder

Não desista amigo põe a fé em Cristo

Pois fazendo isso serás vencedor

Diante dos teus olhos muitos cairão.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gays disputam queimada em Ananindeua






Colorido e muita irreverência tomaram conta da praça do conjunto Cidade Nova 6, em Ananindeua, no 7º Torneio de Queimada GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), realizado nesta última quinta-feira,11.



Com o objetivo de combater a homofobia, o movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) realizou, ontem, o evento , e reuniu centenas de pessoas. Um trio-elétrico animou o 7º Torneio de Queimada GLBT . Além do torneio, houve também concursos de 'Miss Queimada' e 'Miss Caipira'. 'O nosso objetivo é contribuir para o combate ao preconceito', disse Sergino Bezerra, que é um dos coordenadores do torneio.

De acordo com ele, o evento começou como uma brincadeira, realizada pela dona de um salão de beleza do conjunto, durante um feriado de Corpus Christi. Na ocasião, a mulher colocou seu aparelho de som na praça e fez uma brincadeira de queimada. 'Ela (a dona do salão) foi embora de Belém e assumimos a realização dessa ‘brincadeira’, que foi crescendo aos poucos e, hoje, já faz parte do calendário de atividades do movimento GLBT, na Grande Belém', explicou Sergino.

O concurso de Miss Queimada, realizado após o torneio, contou com o apoio de patrocinadores para dar os prêmios às vencedoras. As duas primeiras colocadas ganharam um celular e uma lente de contato de cor. Nessa ordem de classificação. Já o concurso de 'Miss Caipira' premiou as três primeiras colocadas com uma bicicleta, lente de contato de cor e uma chapinha. O evento também deu dois garrafões de vinho para o time vencedor do torneio de Queimada.

Nazareno Alves, da coordenação do evento, revela que o torneio contribui para a 'quebra do preconceito em relação à homossexualidade'.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cidade Folia bate recorde de público





Nem as duas noite de Fest Muisc, conseguiu reunir tanta gente quanto o show do Aviões do Forró e a aparelhagem Super Pop nesta última quarta-feira,10, no Cidade Folia.Quem pensou que a chuva iria afastar os foliões se enganou.
De acordo com a Policia Militar, estimasse que tenham passado 30 mil pessoas pelo local da festa ,a banda de forró que já é uma grande tradição em Belém, quando entrou no palco já passava da meia-noite, mesmo com toda a chuva a banda fez a multidão entra de pé direito na quadra junina.O Águia de Fogo dos irmãos Elison e Junino também agitou os brincantes.

DESCONFORTO
Para quem preferia alguma coisa sem muita agitação, fez a escolha errada. Sem ter um pequeno espaço para se quer andar, enganou-se quem pensou que nos camarotes e área vip a coisa iria ser diferente. Segundo ao autônomo Frank Silva, 25, a organizadora do evento deve ser muito mais cautelosa na questão de vendas de ingressos. “Durante tanto tempo nunca vi tanta gente em um único show no Cidade Folia, isso acontece não pela valorização da banda, é claro que isso contribui sim, só o fator principal dessa aglomeração é a própria organizadora, que não limita os ingresso”, declara Frank .

O que parecia divertido (aquele aperto onde não cabia mais ninguém) aos poucos foi ganhando em suspense. Em questão de segundos tudo ficou apertado demais. Já não dava mais para respirar direito. Os pés, literalmente, deixaram de tocar o chão. Todo mundo começou a gritar apavorado. A multidão começou a ser jogada. Um sufoco que só vi semelhante (mas em bem menor proporção) nas rampas do Mangueirão.

Na saída, tivemos alguns destes milhares de seres vivos buscando deixar o ambiente ao mesmo tempo. Todos educados, quer dizer nem todos, a grande maioria fazia questão de confusão. Já as outras caminhavam tranqüilamente apenas fazendo uma força leve para continuar andando a passos curtos. Se cada pessoa daquela exercer sobre a pessoa da frente uma força, 500 pessoas dessas causariam um impacto de 4 toneladas na pessoa que estivesse mais à frente na fila. Mas não havia só 500 pessoas. Havia bem mais. No início contamos piadas e ao final até damos risadas de tudo. Mas o fato é que por pouco ontem não ocorria uma tragédia na saída do Cidade Folia, o que para uma jovem o show foi comparado ou rodeio de Jaguariúna, SP.

Lidar com uma multidão não é brincadeira. Mas a sensação que dava era que a organização do show não estava nem aí. Ninguém tomou conta da situação e que o espaço estava demais lotada, para encaminhá-las a uma outra saída. Por muito pouco não amanhecemos hoje com uma tragédia estampando as manchetes dos jornais O Liberal, Amazônia e principalmente o Diário do Pará.

Vítima reage e mata ladrão

Ex-preso usa chapas de metal no formato de arma para roubar e leva bala no rosto
Um homem identificado apenas pelo prenome Alexandre e pelo apelido 'Braço' foi morto com um tiro no rosto, às 11h de ontem, na travessa 14 de Março, entre as avenidas Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt, em Nazaré. Segundo o relato de testemunhas aos policiais militares que estiveram no local, ele foi executado ao tentar assaltar outro homem que passava pela via. Ao lado do corpo, a polícia encontrou pedaços de metal que teriam sido usados pelo assaltante para tentar render a vítima. A polícia também encontrou a cápsula deflagrada de uma pistola 765 e a bala que tirou a vida do assaltante.

O homicídio foi registrado em boletim de ocorrência na Seccional de São Brás. Segundo o tenente Nogueira, da 2ª Zona de Policiamento, flanelinhas que trabalham ao lado de uma lanchonete na travessa 14 de Março relataram que 'Braço' havia sido libertado pela Justiça há pouco mais de uma semana. A informação, que será apurada durante o inquérito, carece da identificação precisa do rapaz. Ainda segundo os guardadores de carros, ele cumpria pena no Complexo Penitenciário de Americano.

Os dois pedaços de metal com o formato de uma arma, encontrados próximos ao corpo, supõe o policial, eram usados para intimidar as vítimas. 'Ele usou essas duas chapas de metal com o formato de uma arma para anunciar o assalto. Ao que tudo indica, a vítima reagiu, sacou uma arma e atirou', afirma o tenente Nogueira.

A polícia não tem pistas do desconhecido que efetuou o disparo e que teria fugido do local do crime a pé, em direção à Conselheiro Furtado.

A moradora de uma casa ao lado do local do crime conta que ouviu o tiro e que correu para a porta para ver do que se tratava. Diz ter visto apenas o homem caído de bruços sobre a calçada.

A dona de outra casa, também nas imediações do local do crime, relata que assaltos a transeuntes no trecho entre a Gentil e a Conselheiro são comuns nos horários em que há pouco movimento de carros. Aos finais de semana, segundo a moradora, a situação piora.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal e aguarda por identificação de parentes.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

E tá chegando a hora, se tiver que ser, que seja agora!






O agir de Deus é lindoNa vida de quem é fielNo começo tem provas amargasMas no fim tem o sabor do melEu nunca vi um escolhido sem respostaPorque em tudo Deus lhe mostra uma soluçãoAté nas cinzas ele clama e Deus atendeLhe protegeLhe defendecom as suas fortes mãosVocê é um escolhidoE a tua história não acaba aquiVocê pode estar chorando agoraMas amanhã você irá sorrir.Deus vai te levantar das cinzas e do póDeus vai cumprir tudo que tem te prometidoVocê vai ver a mão de Deus te exaltarQuem te vê há de falarEle é mesmo escolhido.Vão dizer que você nasceu pra vencerQue já sabiam porque vocêTinha mesmo cara de vencedorE que se Deus quer agir ninguém pode impedirEntão você verá cumprir cada palavraQue o Senhor falou,Quem te viu passar na provaE não te ajudouQuando ver você na bençãoVão se arrependerVai estar entre a platéiaE você no palcoVai olhar e verJesus brilhando em vocêQuem sabe no teu pensamentoVocê vai dizerMeu Deus como vale a penaA gente ser fielNa verdade a minha provaTinha um gosto amargoMas minha vitória hojeTem sabor de mel.

Aviões do Forró bota pra dançar



Para entrar definitivamente no clima de São João, a banda cearense Aviões do Forró realizará, hoje à noite, no Cidade Folia, a maior festa da quadra junina na cidade das mangueiras. A forrozeira já é tradição no Pará, e em festa de São João tem que ter um bom forró, porém, sem deixar de lado o ritmo tipicamente paraense como o brega. Para garantir a diversão, o Arraiá traz, ainda, o Super Pop com os DJ’s Elison e Juninho com trajes 'caipira fashion'.
Além das atrações, o público terá à disposição as barraquinhas de comidas típicas preparadas pela turma da Associação do Voluntariado de Apoio a Oncologia (Avao), além de uma decoração temática, brincadeiras juninas e uma quadrilha para não fugir do tema. As vendas de comidas serão destinadas para a Associação. Quem não quiser ficar de fora dessa festa de muita alegria, diversão e pura animação e só passar, hoje à noite, no Cidade Folia, a partir das 22 horas.
Durante o 'Arraiá', haverá brincadeiras típicas da época junina como a subida no pau-de-sebo. Os vencedores das brincadeiras poderão levar para casa uma moto Suzuki zero quilômetro, quinhentos reais e mais seis prêmios no valor de R$ 100. O camarote e a pista receberão decoração junina, que tomará conta dos espaços.
No repertório do show, canções que marcaram os sete anos de carreira da banda Aviões do Forró. Entre elas estão músicas como ‘Pega e não se apega’, ‘Tchê, tchê, thê’, ‘Só quero a pisadinha’, ‘Mulher não trai’, ‘Lábios divididos’, ‘Pode chorar’, entre outros.
Com mais de duzentos mil watts, a potência do Super Pop também estará presente nesse arraial. A aparelhagem existe há 18 anos e tem tudo de mais sofisticado no mercado em equipamentos de som. Faz o brega como tema central de suas festas.


Serviço:
Arraiá do Avião, com Aviões do Forró e Super Pop, hoje, no Cidade Folia. Vendas nas centrais Pátio Belém, Castanheira, e Braz. Ingressos: Pista - R$ 25 (meia ou cliente cartão Bis) / R$ 50 (inteira) Área Vip - R$ 70 (meia ou cliente cartão Bis) / R$ 140 (inteira) Camarote - R$ 80 (meia ou cliente cartão Bis) / R$ 160 (inteira) Informações: 3242-7766