sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AUTO DO CÍRIO 2009




Um espetáculo com música, teatro, dança e artes visuais, além da participação de mais de 500 artistas populares. Esse é o Auto do Círio, cortejo que homenageia a Virgem de Nazaré e percorre as ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, tendo como cenários as igrejas, museus e palácios do centro histórico da cidade.

Este ano, o Auto do Círio tem como tema 'Salve o povo da floresta', uma forma de valorizar a cultura da região, como afirma o diretor artístico do espetáculo, Hudson Andrade. 'Ao contrário dos outros anos, resolvemos privilegiar a nossa cultura, a cultura de fazer o Auto, por isso, optamos por não ter artistas de fora. Todos os músicos, poetas, bailarinos, entre outros, serão daqui. A única exceção é o Dominguinhos do Estácio, que é carioca, mas é o padrinho do espetáculo', afirma.

O cortejo terá vários momentos especiais. Um deles é a revoada de pássaros, em homenagem ao poeta João de Jesus Paes Loureiro. 'Como ele sempre foi uma pessoa muito ligada a nossa cultura, sempre desenvolveu pesquisas sobre a questão dos pássaros e esteve à frente de causas importantes como a do Teatro São Cristóvão, resolvemos fazer uma justa homenagem na qual vão estar presentes os pássaros Tucano, Tem-Tem e Uirapuru', explica.

Outro momento singular do Auto ocorrerá durante a apoteose, onde será feita uma homenagem ao Grupo Gruta de Teatro, um dos mais antigos do estado e que este ano completa 40 anos de fundação. 'Vamos estar com artistas interpretando ‘Dádivas’, um texto de minha autoria, que fala sobre a relação entre as pessoas, o que elas têm de bom a oferecer', detalha Hudson.

O público que acompanhar o cortejo vai poder ainda se encantar com o coral de voz feminino formado pelas cantoras Ângela Carlos, Ester Sá, Lívia Rodrigues, Áila Magalhães, Ana Selma Reis, Karlla Gizz e Alba Maria. 'Cada uma vai interpretar uma canção e no final todas elas juntas vão cantar Flor do Grão Pará', explica o diretor.

Em frente à Igreja de Santo Alexandre, a emoção vai ficar por conta da apresentação do músico Júlio Freitas, que vai interpretar a canção 'Anunciação', de Fabrício dos Anjos, durante a cena da coroação de Nossa Senhora de Nazaré. Também é em frente a igreja que vai ocorrer um dos momentos mais esperados do cortejo. 'Durante 15 dias cerca de 150 pessoas, em idade a partir de 16 anos, participaram da oficina de preparação de atores, organizada pelo projeto para atuar no Auto do Círio.


A maioria delas não é ator e foi preparada justamente para participar do espetáculo, interpretando cenas do texto ‘Matutagem dos Pássaros’, escrita por mim para falar de coisas do cotidiano. São histórias de personagens que criam uma identificação imediata com o público, como o ambulante, o vendedor de CD pirata e outros, de forma que quando o público vir a apresentação, vai se identificar imediatamente', antecipa o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário