O jornalista deve ter uma sólida base cultural e humanitária e deve gostar de se comunicar, ser curioso, não ter vergonha de perguntar e estar sempre disposto a batalhar por uma informação – mesmo que isso custe um fim de semana ou um feriado.Sou eu!
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Surgimento de novas comitivas é motivo de vergonha
Aceito com bastante êxito, o ritmo nordestino invadiu Belém, e os interiores do estado. Dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário. Hoje a dança tem virado motivos de comentários nas festas em Belém.
O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram), também conhecido pelo termo "Cretinagem”
O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são. Dobradiça - abertura lateral do par; Caminhada - passo do par para frente ou para trás; Comemoração - passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama; Giro simples; Giro do cavalheiro; Oito - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro. O que dão charme e beleza na dança, nada erótico.
Comitiva é o termo usado para o grupo de pessoas, amigos, que seguem as festas de forró em Belém. Surgida em 1998, o movimento só tem crescido nas cidades e interiores do estado do Pará, umas com destaque nacional. As festas para, se credibilizarem e ganharem público muitas criaram uma espécie de parceria com o movimento, o que ajudaria na divulgação e massificação do núcleo forrozeiro.
Com a parceria formada muitos grupos tinha a entrada gratuita nas festas, o que fez com que a cada final de semana aparecesse diversas COMITIVAS. Com seu próprio estilo de dançar e se apresentar nas festas, foram conquistando o espaço nas noites.
Hoje são mais de 30 comitivas reunidas em uma festa de forró. Legal por um lado, ruim por outro, é o que era para ser sempre um legado de amigos forrozeiro, hoje se tornou um tipo de TORCIDA ORGANIZADA NO FORRÓ, é tipo aquelas de times que não podem disputar um campeonato que se agridem.
Como todo estilo e ritmo que chega tem seus altos e baixos, no caso, o forró hoje está vivendo uma fase baixa e com as novas COMITIVAS, isso só tende a piorar. Aos antigos amantes de um bom forró é de ser envergonhar ao ver as cenas exibidas pelas COMITIVAS QUE HÁ POUCO TEMPO ESTÃO SURGINDO.
Cenas de sexo são o forte na dança, a mulher perde totalmente o seu valor, a sensualidade vira SEXUALIDADE, o chamado cretinagem, uma espécie de papo entre os casais não se tem, pois o que se observa são passos remixados do ritmo brega com a dança de salão.
E a luta para massificar o movimento do forró em Belém parece não ter sido muito importante para esses novos seguidores, que usam da oportunidade para se autopromover.
E as antigas e reais COMITIVAS, como ficam?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário